https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/06/51144364554_c12f6f96ff_o-scaled.jpg

PRIMEIRA-DAMA DE CUIABÁ

Márcia Pinheiro comemora mais um ano de vida com atuação histórica

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, completa mais um ano de vida nesta quarta-feira, 9 de junho. Nascida em Santa Izabel do Oeste, município do interior do Paraná com cerca de 15 mil habitantes, ela estudou na capital Curitiba durante toda a juventude, até trocar o frio paranaense pelo calor do cerrado mato-grossense, junto à sua família.

Aqui se dedicou à administração, se graduando na área e gerenciando as empresas da família, ainda quando morava em Várzea Grande. A história com Cuiabá começa quando se apaixona, no elevador do Palácio Alencastro, por um jovem e promissor vereador da capital, Emanuel Pinheiro.

A ironia do destino os trouxe novamente para o prédio sede da Prefeitura de Cuiabá [Palácio Alencastro], 31 anos depois, na condição de prefeito e primeira-dama.

Casada há mais de 25 anos, Márcia é mãe de dois filhos. O caçula, com 22 anos, Elvis Khun Pinheiro, e o mais velho, com 26 anos, Emanuel Pinheiro da Silva Primo, o Emanuelzinho. Sua ligação com a política vem desde a infância, no Paraná, quando seu pai José Darcy Khun era articulador político na pequena Santa Izabel do Oeste.

Desde então, são quase 30 anos de vida pública, sempre atuando nos bastidores, como dita seu perfil e característica administrativa. Como primeira-dama, tem deixado seu legado como uma das mais atuantes da história da Capital, sempre buscando projetos e ações inovadoras, não só para a área social, mas para todas as esferas, colocando em prática sua experiência e graduação em Gestão Pública.

Legado

Márcia está primeira-dama há pouco mais de quatro anos e tem consolidado seu trabalho para além da área social, sendo já considerada como uma das primeiras-damas mais atuantes da história.

Idealizadora de grandes ações e projetos de sucesso na administração do prefeito Emanuel Pinheiro, Márcia despertou atenção de ministros do governo federal, sendo convidada a apresentar as diretrizes de programas como o Qualifica Cuiabá e Siminina na convenção da Organização das Nações Unidas.

A atuação de Márcia na área voltada à mulher ganhou outro panorama em Cuiabá nos últimos anos sendo crucial para a efetivação da inédita Secretaria Nacional da Mulher e mudança significativa na atuação em prol das cuiabanas colocando Cuiabá como referência nacional nas políticas públicas direcionadas à mulher.

Ganhou atenção da ativista feminina Maria da Penha, maior personalidade brasileira na luta dos direitos da mulher, ao idealizar o primeiro espaço de atendimento da mulher do Brasil presente em uma unidade pública de saúde.

Os avanços na área social são transformadores nos últimos anos, sob seu olhar. A criação de grandes campanhas de envolvimento popular, que se tornaram espelho para demais municípios do interior de Mato Grosso, e premiações de nacionais pelo alcance social dos programas, são fatores que colocam como pilar fundamental para o avanço das políticas sociais na administração Emanuel Pinheiro.

A reformulação de projetos já existentes como, por exemplo, o Siminina, também é uma das principais bandeiras do Núcleo de Apoio à Primeira-dama que busca atuar em consonância com as pastas da Mulher, Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência de Cuiabá.

Márcia é constantemente sondada por partidos políticos para disputar pleitos eleitorais dado a grande atuação como primeira-dama aliada à vasta experiência de quase duas décadas de Legislativo, ao lado do então deputado Emanuel Pinheiro, atuando nos bastidores, e, mais recente, 1 mandato no Executivo de uma das mais bem avaliadas administração da história da Prefeitura de Cuiabá.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *