https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/06/whatsapp-image-2021-05-27-at-3.11.16-pm-2-.jpeg

COLHEITA DE GRÃOS

MT vai ser responsável por quase 30% da safra nacional, estima Conab

Alexandre Perassolli/TVCA

A previsão para a colheita de grãos da safra 2020/2021 em Mato Grosso é de 73,4 milhões de toneladas. A expectativa caiu em relação à safra anterior, que era de 74,8 milhões de toneladas. O estado é responsável por quase 30% da produção de grãos no país.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A previsão para colheita no Brasil é de 262,13 milhões de toneladas. O estado é o principal produtor de milho e soja no Brasil e líder na produção de grãos.

A seca teve impacto negativo na safra de grãos. No país, é uma queda de 9,57 milhões de toneladas comparada à estimativa do mês anterior, mas mesmo assim, a colheita será superior à do ano passado.

O 9º levantamento da safra de grãos divulgado pela Conab mostra que a falta de chuva e as condições climáticas afetaram as estimativas de produção nas lavouras.

O milho, principal cultura cultivada na segunda safra, deve apresentar uma redução na produtividade impactado pela baixa ocorrência de chuvas entre os meses de abril e maio.

Por causa disso, a estimativa é que a produção total do cereal chegue a 96,4 milhões de toneladas, isso representa uma redução de 6% sobre a produção do ano passado.

A queda esperada se deve, sobretudo, ao retardamento da colheita da soja que refletiu no plantio de quase metade da área de milho na segunda safra, que foi plantado fora do período considerado ideal.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 11 de junho de 2021 às 12:00:37