https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/06/37db485ac5e5df91acdead668509d9ef.jpg

LISTA TRÍPLICE

TJ define advogados que seguirão na disputa por vaga no TRE

MIDIANEWS/THAIZA ASSUNÇÃO
[email protected]

MidiaNews

O Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso definiu, nesta quinta-feira (10), os nomes dos três advogados que integrarão a lista para disputar a vaga de juiz membro, categoria jurista, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

A lista é encabeçada pelo advogado Welder Queiroz dos Santos, que recebeu 24 votos dos desembargadores, seguido por Huendel Rolim, com 23, e Sebastião Monteiro da Costa Junior, com 14.

A cadeira a ser preenchida é ocupada por Sebastião Monteiro, que permanece no cargo até 12 de junho e se candidatou novamente à vaga.

Também disputaram a vaga os advogados Sandro Luis Costa Saggin, Eustáquio Inácio de Noronha Neto, Célia Costa Santos, Ronaldo Coelho Damin e Ricardo Borges Sampaio.

Os nomes dos três mais votados seguirão para o TRE e de lá serão encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, por sua vez, encaminhará a lista à Presidência da República.

A escolha será feita pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), que poderá nomear qualquer um dos profissionais, não necessariamente o mais votado.

O mandato do escolhido é de dois anos, mas o membro pode disputar a reeleição por mais um biênio.

Composição

O TRE-MT é composto de sete magistrados, sendo dois deles desembargadores escolhidos entre os membros do Tribunal de Justiça, que ocupam os cargos de presidente e vice-presidente/corregedor.

Em abril deste ano, tomaram posse os desembargadores Carlos Alberto Alves da Rocha (presidente) e Nilza Maria Pôssas de Carvalho (vice).

Além desses, também compõem a Corte: dois juízes, também escolhidos pelo Pleno do TJ; um juiz federal, escolhido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região; e dois advogados, nomeados pelo presidente da República, escolhidos dentre 3 juristas indicados pelo TJ em uma lista tríplice.

Todo juiz membro tem um substituto escolhido pelo mesmo processo do titular.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *