https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/06/cpi-da-pandemia-investiga-acoes-e-omissoes-no-combate-a-pandemia-de-covid-19.png

PANDEMIA DA COVID

Sem o STF, CPI deve trocar convocações por convites a governadores

Edilson Rodrigues / Agência Senado

Para evitar que fique paralisada a investigação sobre o repasse de recursos federais a gestões estaduais, a CPI da Pandemia pretende alterar a modalidade de depoimento de governadores.
Em reunião na quinta-feira (17), integrantes do chamado G7, grupo de senadores independentes e de oposição, decidiu mudar de convocação para convite a presença dos gestores estaduais até que o STF (Supremo Tribunal Federal) pacifique a questão.

O primeiro que deve ter a modalidade alterada é o governador do Piauí, Wellington Dias, que já se mostrou disposto a comparecer à comissão de inquérito caso seja convidado. O requerimento de convite já foi apresentado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

“Enquanto não temos a decisão do STF, essa face da apuração fica parada. O convite coloca em movimento”, disse o senador à CNN. “Depois da decisão do STF, reavaliamos”, acrescentou.

Ao todo, a CPI da Pandemia aprovou requerimentos de convocação de nove governadores. Como reação, um grupo de gestores estaduais ingressou com uma ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) no STF, questionando a competência da comissão de inquérito para convocar chefes do Poder Executivo para prestar depoimento.

“Eu já tinha me colocado à disposição para atender convite. A convocação é uma medida não voluntária ou coercitiva e não se aplica ao meu caso, porque não sou investigado”, disse Wellington Dias à CNN.

Como convite, os governadores podem recusar a presença na CPI da Pandemia e não fazem juramento de falar a verdade. Na opinião de senadores da comissão, por ser uma forma menos rígida de convocação, o convite poderia convencer os gestores estaduais a comparecerem.
Além de Wellington Dias, que preside o Consórcio Nordeste, o governador de Roraima, Antonio Denarium, já disse à CNN que pretende comparecer à CPI da Pandemia.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 18 de junho de 2021 às 15:15:40