https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/06/BANCO-CENTRAL.png

RETOMADA

BC afirma que economia está “surpreendendo positivamente”

METRÓPOLES / TALITA LAURINO
[email protected]

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) divulgou a ata de sua última reunião nesta terça-feira (22/6) e afirmou que os dados da atividade econômica “continuam surpreendendo positivamente”, mesmo diante do recrudescimento da pandemia de Covid-19.

A reunião ocorreu na semana passada. Na ocasião, a autarquia decidiu aumentar a taxa Selic (a taxa básica da economia e que regula os juros) em 0,75 ponto percentual, elevando o índice para 4,25% ao ano. Esse é o terceiro aumento consecutivo na taxa básica de juros.

A medida busca controlar a inflação, que já chegou no acumulado dos últimos 12 meses a 8,06%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio e deve continuar crescendo.

O BC frisou mais uma vez que o segundo semestre deste ano terá uma retomada significativa da atividade econômica, na medida em que avança a vacinação em massa no país. Neste sentido, os economistas elevaram a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) para crescimento de 5%.

“O Copom avalia que os dados de atividade e do mercado de trabalho formal sugerem que a ociosidade da economia como um todo se reduziu mais rapidamente que o previsto, apesar do aumento da taxa de desemprego”, afirmou o BC.

O Comitê diagnosticou também que a inflação está demorando mais do que o esperado para ser controlada. De acordo com o Copom, a maior pressão está sobre os bens industriais, mas há grave preocupação em relação aos aumentos na tarifa da energia elétrica motivados pela crise hídrica que o país enfrenta.

“Adicionalmente, a lentidão da normalização nas condições de oferta, a resiliência da demanda e implicações da deterioração do cenário hídrico sobre as tarifas de energia elétrica contribuem para manter a inflação elevada no curto prazo, a despeito da recente apreciação do real”, ponderou.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *