https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/09/36953d489c10ccea9206d6e4449b69995f4fc530b9ede.jpg

TAXAÇÃO DO SOL

Faissal diz que veto sobre isenção do ICMS para energia solar é ilegal

DA REDAÇÃO/GABRIEL RODRIGUES/ LEONARDO MAURO
[email protected]

FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O deputado Faissal Calil (PV), afirmou na manhã desta quarta-feira (23), que decisão do governador Mauro Mendes (DEM) em vetar o projeto de lei que isentava a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) da energia solar e taxar o sol é algo ilegal e até mesmo imoral.

“A gente vê o nosso Estado com uma abundância de sol, e o governo querendo taxar. Uma taxação ilegal, taxação imoral. Ilegal, porque o Tribunal de Justiça nosso já decidiu ‘essa taxação é ilegal’, [já saiu] mais de uma decisão. Imoral porque é uma afronta a todos nós cidadãos mato-grossenses querer taxar algo que vem para todos”, criticou ele.

LEIA: Mauro veta proposta que revoga taxa de ICMS sobre energia solar

O parlamentar ainda revelou que recebeu a notícia com tristeza, pois, se aprovado, o projeto faria o Estado avançar nas questões energéticas.

“Com muita tristeza nós recebemos a informação do veto ao nosso projeto de lei e nós gostaríamos de ver o nosso Estado avançar na gestão da energia elétrica, limpa, renovável. Estamos passando por uma crise imensa energética, a maior depois de 2021”, destacou ele.

Para o deputado, a solução para suprir a necessidade de consumo durante a crise enérgica seria energia solar, fator que poderia baratear o custo, já que o governo envia bilhões de reais para as termoelétricas.

“Nós temos aí uma solução que é a energia, que poderia ajudar no abastecimento de energia aqui, barateando o custo, porque o governo federal está mandando bilhões para as termoelétricas que chega a ser sete vezes mais cara que as hidroelétricas”, finalizou.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 24 de junho de 2021 às 13:25:37
  • 24 de junho de 2021 às 13:17:08