https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/06/unidade-1.jpg

ASTRAZENECA

Mais de 80 doses de vacina são furtadas em Lucas do Rio Verde

Prefeitura de Lucas do Rio Verde (MT)

Mais de 80 doses de vacina contra Covid-19, da fabricante AstraZeneca, foram furtadas de um posto de saúde na cidade de Lucas do Rio Verde (MT). A situação foi descoberta por servidores no final da tarde desta terça-feira (22). A prefeitura registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil.

O furto de 84 doses ocorreu no Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro Rio Verde e seriam utilizados para vacinação por agendamento. As doses não foram recuperadas e nenhum suspeito foi preso ou identificado.

Segundo a prefeitura, uma servidora, ao conferir o estoque, percebeu que 17 frascos estavam vazios. Ela entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde. Os frascos estavam dentro da geladeira, mas o líquido havia sido retirado.

De acordo com a secretaria, cada frasco contém aproximadamente cinco doses da vacina. Não havia sinais de arrombamento nas portas ou janelas do local.

Uma equipe da Polícia Civil foi chamada e fez o isolamento do local. A sala do PSF onde ficam os imunizantes não tinha câmera ou controle de acesso.

Em nota, a secretaria municipal disse que todas as doses de imunizantes recebidas semanalmente ficam centralizadas na Vigilância em Saúde, de onde são redistribuídas aos PSFs à medida em que os agendamentos são realizados.

“A unidade básica de saúde em questão foi abastecida com 210 doses, total que seria suficiente para os agendamentos de terça-feira e quarta-feira (23). Desse número, cerca de 90 doses já haviam sido aplicadas”, disse a prefeitura.

Conforme a Procuradoria Municipal, será aberta uma sindicância interna para apurar o caso.

O Ministério Público também já foi informado sobre o caso. O município segue acompanhando a investigação da polícia para prestar esclarecimentos à população.

Que vacina é essa? Oxford Astrazeneca

A Secretaria de Saúde afirmou ainda que a vacinação por agendamento prevista para esta quarta-feira não será prejudicada.

A prefeitura deve solicitar mais doses ao governo do estado para reaver o quantitativo perdido e não causar prejuízos àqueles que receberiam as doses furtadas.

Dos 141 municípios mato-grossenses, Lucas do Rio Verde é o quinto colocado com maior índice de aplicação de vacinas, sendo 78% dos imunizantes já aplicados em primeira e segunda dose.

As demais doses ainda em reserva são destinadas à segunda dose ou aguardam agendamento por pré-cadastro.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 23 de junho de 2021 às 15:59:08