https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/06/WhatsApp-Image-2021-06-24-at-12.56.31.jpeg

RISCO ALTO

Presidente da CDL de Rondonópolis comenta reclassificação

Da assessoria

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis (CDL), Thiago Sperança, comentou o mais recente progresso do município no combate à Covid-19. Uma semana após a elevação para o risco “Muito Alto” no quadro de reclassificação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), a cidade voltou a baixar os índices e agora retorna ao patamar “Alto”. Para o líder da entidade, uma “vitória coletiva” da população.

Municípios com risco “Alto” no quadro da SES-MT evitam algumas das medidas restritivas impostas pelo atual Decreto Estadual vigente. Descarta, entre elas, o fechamento das atividades consideradas não essenciais, o chamado lockdown. “Parabéns a quem fiscaliza, ao cidadão responsável que se cuida e, especialmente, aos que seguem se vacinando. Somente com ações assim Rondonópolis avança nesta dura guerra contra a Covid-19. Sabemos da dificuldade de muitos setores, muitos pais e mães de família e, inclusive por isso, sermos reclassificados nos traz este sentimento de vitória coletiva. Vitória de quem pode trabalhar com mais tranquilidade, gerar emprego e renda”, disse Sperança.

Desde o último boletim e reclassificação da SES-MT, Rondonópolis e outros 25 municípios corriam o risco de um novo fechamento de todas as atividades. Em três semanas, entre maio e o início de junho, a cidade chegou a saltar de “Moderado” para “Muito Alto”. Por isso, argumenta o presidente, o esforço precisa continuar. “Vimos o quão rápido este vírus pode se descontrolar. Enquanto entidade representativa, a CDL sempre se coloca em favor da saúde, da vida e do direito dos trabalhadores e trabalhadoras. Direito ao trabalho e ao sustento das famílias. Entretanto, sem esta vigilância constante da população e agentes fiscalizadores, em especial nos estabelecimentos comerciais, o equilíbrio entre saúde e economia não pode existir. Ainda estamos em risco e esta vitória recente foi um passo. O próximo é baixarmos ainda mais os índices”, finaliza.

Entenda

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou, nesta terça-feira (22.06), o Boletim Informativo n° 471 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso. Os números mostram um quadro geral ainda grave em todo o Estado, mas traz uma boa notícia para Rondonópolis. A cidade que havia sido classificada no nível de risco ‘muito alto’ voltou para a condição de risco ‘alto’ – o que afasta o risco da adoção de restrições mais rígidas por enquanto.

No último levantamento além e Rondonópolis outras 25 cidades foram classificadas com nível de risco muito alto, agora este número subiu para 28 e inclui vários municípios da região Sudeste.

Estão listada no grupo mais grave para a Covid-19 as cidades de Água Boa, Araguainha, Barra do Bugres, Barra do Garças, Brasnorte, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Colíder, Confresa, Guarantã do Norte, Guiratinga, Itanhangá, Jangada, Juína, Lucas do Rio Verde, Luciara, Novo Mutum, Peixoto de Azevado, Ponte Branca, Primavera do Leste, Querência, Santa Rita do Trivelato, São José do Povo, Sapezal, Tangará da Serra, Torixoréu e Vila Rica.

Outras 113 cidades estão classificadas na categoria de risco ‘alto’ para a contaminação do coronavírus. Nenhum município foi classificado com risco moderado ou baixo para a Covid-19.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 24 de junho de 2021 às 19:43:13