https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/06/8f8afcce9ff2d2a57ecb69c1d9d45fb2.jpg

VACINA CUIABÁ

12 mil profissionais da educação receberam a 1ª dose contra Covid

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Jorge Pinho

Até esta segunda-feira (28), 12.303 profissionais da educação já foram vacinados em Cuiabá com a primeira dose. Segundo as informações atualizadas da Secretaria Municipal de Saúde, 91% dos profissionais receberam a primeira dose da AstraZeneca, 8,8% da Pfizer e 0,1%, da Janssen.

Os vacinados têm de 18 até acima de 80 anos, a maioria tem entre 35 e 39 anos de idade (2.100 pessoas), seguido da faixa etária de 40 a 44 anos (2.085) e da faixa de 30 a 34 anos (1.765 pessoas). 72,4% do público vacinado é feminino e 27,6% masculino.

Um levantamento inicial da Secretaria de Educação apontava que cerca de 15 mil profissionais desse segmento deveriam ser vacinados. Esse número, entretanto, deve ultrapassar os 16 mil profissionais. Em relação a rede pública municipal de Ensino, o total de profissionais a serem vacinados é de 6.882 servidores entre professores, Técnicos de Desenvolvimento Infantil, Técnicos em Nutrição Escolar, Auxiliares de Serviços Gerais e outros que atuam na sede da Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com o levantamento realizado por meio do Localiza SUS, do total de profissionais já vacinados, 17 já tomaram a segunda dose e 11 tomaram a vacina de dose única. Entre os profissionais do Ensino Superior 2.333 pessoas já tomaram a primeira dose, uma pessoa tomou a segunda dose e uma o imunizante de dose única. Nesse segmento, 87,2% dos profissionais tomaram a vacina da AstraZeneca e 12,8% a vacina da Pfizer.

Os profissionais do Ensino Superior vacinados têm entre 18 a 64 anos de idade sendo que a maioria (483) tem entre 53 e 39 anos de idade, seguido da faixa etária de 30 a 44 anos (402 pessoas) e da faixa etária de 40 a 44 anos (370 pessoas). Desse total, 56,7% do público é feminino e 43,3%, masculino.

Cadastro

Para se cadastrar as pessoas devem acessar o site vacina.cuiaba.mt.gov.br e preencher os campos obrigatórios. No caso dos profissionais da Educação devem selecionar a modalidade de Ensino no qual trabalha, no campo “Categoria relacionada” e marcar uma das opções disponíveis (creche, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizante, Educação de Jovens e Adultos – EJA ou ensino superior).

Após o agendamento, o sistema do site envia uma mensagem de WhatsApp automática e/ou um e-mail com a confirmação da data, hora e local da vacinação.

No dia da vacinação, é necessário levar o QR Code do agendamento impresso, um documento com foto e o comprovante de endereço de Cuiabá, além do documento declaração de vínculo funcional. A pessoa também deve estar com o cartão do SUS atualizado.

Conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, a orientação é seguir essa ordem de prioridade. Todas as esferas da Educação serão abarcadas, ou seja, as redes municipal, estadual, federal, públicas, privadas e filantrópicas.

Em Cuiabá são cinco polos de vacinação, Senai Porto, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sesi Papa, Sesc Balneário e Assembleia Legislativa.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 29 de junho de 2021 às 14:46:48