https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/07/whatsapp-image-2021-07-06-at-14.41.39.jpeg

TERRA INDÍGENA

Incêndio destrói 2 km de mata em 6 horas em MT

Tenente Thiago/CBM

Mais de 2 km de área de mata foram destruídos pelo fogo durante um incêndio na Terra Indígena Baía dos Guató, na região de Barão de Melgaço, a 121 km de Cuiabá, nessa segunda-feira (5). Imagens de satélite mostram que fogo começou por volta das 11h e, às 17h, já havia consumido a área.

O presidente do Sindicato Rural de Poconé, município que faz divisa com a área atingida, e membro do Guardiões do Pantanal, Raul Santos, disse que o combate ao fogo na região é complicado por se tratar de terra indígena. Para que as equipes de combate entrem na área é necessária uma autorização da Fundação Nacional do Índio (Funai).

“Estamos preocupados com os incêndios que podem ocorrer neste ano, principalmente, por causa do que aconteceu no ano passado. Para a nossa surpresa, já está acontecendo. A preocupação está grande”, disse.

A Funai informou que, por meio da Coordenação de Prevenção de Ilícitos (Copi) e Coordenações Regionais, tem realizado ações de prevenção a incêndios florestais em terras indígenas, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/PrevFogo). As iniciativas fazem parte das atividades de Manejo Integrado do Fogo (MIF) nesses territórios.

No ano passado, o fogo consumiu cerca de 2,1 milhões de hectares na região.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, devido à impossibilidade de acessar o local por terra, a equipe realizou sobrevoos, nesta terça-feira (6), e constatou que o fogo havia se alto extinguido por causa da umidade da vegetação do local.

Ainda segundo os bombeiros, não há informações de como teria iniciado o incêndio. Os militares coletaram dados da área atingida e encaminharam para perícia.

O medo dos produtores da região é que as chamas se espalhem rapidamente, dificultando o combate por parte dos bombeiros, brigadistas e pantaneiros, que foram qualificados para o combate ao fogo.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 6 de julho de 2021 às 19:42:37