https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/07/Mauro-Mendes-governador-MT.jpg

PROJETO DE LEI

Mendes diz que vai sancionar lei para liberar volta do público aos estádios de MT

DA REDAÇÃO/MATO GROSSO MAIS
[email protected]

REPRODUÇÃO

O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou na manhã desta quarta (7) que assim que o projeto de lei do deputado estadual, Eduardo Botelho (DEM), que prevê a volta de pessoas já vacinadas ou com exames negativos contra a Covid-19 aos estádios de Mato Grosso, for aprovado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), vai sancionar.

Mendes alegou não ver problemas em ter a presença parcial dos torcedores nos estádios, uma vez que existem outros ambientes públicos registrando maiores aglomerações, como por exemplo no transporte coletivo.

“Se o projeto for aprovado na Assembleia, eu sanciono com certeza. Diga-se de passagem essa ideia foi eu quem dei para ele. Disse: porque você não faz uma lei boa, porque se você está vacinado, só vai para o estádio quem estiver 30 a 35 % vacinado. Porque não, gente? As pessoas circulam dentro de ônibus onde está mais lotado, do que dentro de qualquer estádio. Nós podemos fazer uma lei aqui, porque nós mandamos no estádio, mas a CBF manda no Campeonato Brasileiro. Então nós podemos liberar o nosso estádio se essa lei for aprovada na assembleia, e eu já adianto que vou sancionar, porque foi uma conversa minha com Botelho”, pontou o governador.

PROJETO DE LEI

A abertura deverá ocorrer mediante protocolos estabelecidos para zelar pela saúde física e mental dos participantes. As medidas de segurança serão determinadas entre os times de futebol e a administração local, envolvendo os setores de Segurança Pública, Saúde e outros necessários para a implementação e fiscalização.

Botelho disse que essa proposta é o pontapé para voltar, aos poucos, a ter público durante as partidas. É uma maneira de atrair o público para os jogos que estão sendo realizados, a exemplo do time do Cuiabá na série A.

“Precisamos voltar, de forma gradual, a frequentar os estádios, desde que seja dada essa garantia de teste negativo de covid-19 ou que esteja imunizado. Espero que seja apreciado em regime de urgência, para que possamos votar até amanhã e encaminhar ao governador para que sancione e vire lei. É uma discussão que precisamos começar e, podemos sim, começar por Mato Grosso”, disse Botelho, durante defesa do projeto na tribuna.

Dessa forma, o público interessado deverá cumprir os seguintes critérios: exame RT-PCR negativo, realizado no máximo 48 horas antes do evento ou comprovante de vacinação, sendo dose única ou duas doses, a depender do imunizante recebido. Além disso, o retorno do público não poderá exceder 35% da capacidade do estádio.

Os autores explicam que desde o início da pandemia no Brasil, em março de 2020, quando os campeonatos estaduais e a Copa da Libertadores foram paralisados, para conter a proliferação do coronavírus, os times de futebol amargam com perdas de receitas, sem a comercialização de ingressos, de camarotes e cadeiras cativas, além da venda de alimentos e bebidas em dia de jogos.

“Abrir os portões é importante para minimizar o prejuízo dos clubes. Embora, seja necessário ressaltar que a abertura, no primeiro momento, seja de até 35% da capacidade, podendo aumentar esse volume posteriormente, conforme a variação da curva epidemiológica; taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI”, diz trecho do projeto, que terá que ser condicionado à liberação da Confederação Brasileira de Futebol – CBF.

Veja Mais

Um comentário em “Mendes diz que vai sancionar lei para liberar público em estádios”

  1. Edemir disse:

    Este governador e o Bolsonaro estão querendo competir quem mata mais? Mauro Mendes, você não se elege mais nem para chefe de gari.
    Esta achando que vai usar este golpe de liberar tudo a troco de voto? O povo não é mais burro para saber isso.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 7 de julho de 2021 às 20:57:02
  • 7 de julho de 2021 às 20:56:20