https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/07/165325_imagem_chamada.jpg

EQUIPAMENTOS

Ministério lança central de reciclagem em MT

Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) realizou na última sexta-feira (2/7) a entrega de veículos e equipamentos para fortalecer o sistema de coleta seletiva e operação de aterro sanitário no município de Campo Verde, no estado de Mato Grosso. O investimento de R$ 3,8 milhões faz parte das ações do programa Lixão Zero, lançado em 2019 pelo Ministério do Meio Ambiente.

As entregas incluem veículos e equipamentos especializados como caminhões basculantes, tratores, empilhadeiras, esteiras e gruas. A aquisição contribui para dar mais eficiência à coleta e reciclagem de resíduos no município, que gera cerca de 40 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos ao ano, o que beneficiará diretamente cerca de 46 mil pessoas.

Presente no evento, o secretário de Qualidade Ambiental do MMA, André França, falou sobre o importante impacto da Agenda Ambiental Urbana sobre a vida das pessoas que trabalham no setor de coleta e reciclagem: “Um ponto muito importante do programa Lixão Zero: pessoas que trabalhavam no lixão, com a saúde comprometida, hoje têm melhor condição de vida e trabalho graças a esse empreendimento feito pelo Governo Federal”, afirmou.

A otimização da gestão de resíduos sólidos fortalece a destinação ambientalmente adequada do lixo, contribuindo para a conservação do meio ambiente e evitando a contaminação do solo, da água, do ar e a emissão de gases de efeito estufa. Não só a natureza, como também a saúde da população é beneficiada pelo descarte correto do lixo, que previne ainda a proliferação de vetores de doenças.

Programa Lixão Zero

O Lixão Zero é um dos eixos da Agenda Ambiental Urbana do MMA, atuando em diversas frentes, como o investimento junto a municípios de todo o Brasil na gestão dos resíduos sólidos urbanos. Desde o seu lançamento, importantes resultados foram alcançados no País, como o encerramento de 600 lixões em menos de um ano e o novo recorde de reciclagem de latas de alumínio.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *