https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/07/onibus.jpg

EM RONDONÓPOLIS

Prefeitura deve assumir o transporte coletivo

DA REDAÇÃO/IZABEL TORRES
[email protected]

Foto assessoria

Na tarde desta terça-feira (6), durante a Ordem do Dia , na Câmara de Rondonópolis, os 21 vereadores puderam conhecer o resultado do trabalho de pesquisa, encomendada pela prefeitura à Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), referente à viabilidade do transporte público, que deve ser absorvido pelo município.

O trabalho, que teve início ainda nos primeiros meses do ano de 2020, teve que ser suspenso durante o período eleitoral para não correr o risco de apresentar resultados corrompidos, foi concluído no mês de março deste ano e entregue ao município.

O objetivo do estudo encomendado pela prefeitura de Rondonópolis é acima de tudo observar a viabilidade da implantação de uma autarquia do transporte coletivo na cidade.

Atualmente esses serviços são explorados pela empresa Cidade de Pedra, que tem sede em Presidente Prudente, interior do Estado de São Paulo.
Porém, já há mais de oito anos que a empresa vem operando no sistema de prorrogação dos contrato. A concessão entre município e a empresa venceu, e as novas licitações, cerca de quatro delas, deram desertas.

Lembrando que, o estudo também apresenta como possibilidade a manutenção do atual sistema, ou seja, a exploração por empresa privada.

Vários fatores foram levados em consideração durante o trabalho de pesquisa realizado pelo grupo de professores da UFR, alguns deles relacionados ao índice de satisfação do consumidor final, que infelizmente em quase todos os quesitos a pontuação foi abaixo da média.

Um dos pontos positivos do trabalho, apresentado pelo Professor Paulo Henrique Desidério, um dos integrantes da equipe, foi o fato de que os usuários do atual sistema de transporte coletivo em Rondonópolis, estão satisfeitos com os serviços prestados pelos motoristas dos ônibus.

Em contrapartida, os consumidores estão bastante insatisfeitos com a estrutura física dos ônibus, os pontos de embarque e desembarque, os horários das rotas, e também, com os constantes atrasos nas linhas.

A apresentação do resultado desse estudo aos vereadores é apenas mais um passo diante da possibilidade da criação da autarquia do transporte coletivo em Rondonópolis.
Na próxima semana deve acontecer na Câmara de Vereadores, proposta pelo vereador Júnior Mendonça do PT, uma audiência pública quando então a comunidade de uma forma geral poderá opinar a respeito do projeto que já foi protocolado na Casa de Leis.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 7 de julho de 2021 às 15:42:50