https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/07/MUDANCA.png

EM 2021

Com crise e desemprego, mais de 130 mil brasileiros deixaram o Brasil

Leonardo Miranda/Unsplash

Mesmo com as inúmeras restrições à entrada em vários países por causa da pandemia, o brasileiro volta a tentar a vida fora do país. Dados da Polícia Federal indicam que as fronteiras brasileiras registraram 131,5 mil movimentos de saída de brasileiros que não voltaram entre janeiro e maio de 2021. Em um país em crise econômica e com desemprego recorde, a falta de perspectiva sobre o futuro parece ser a razão do novo movimento emigratório brasileiro.

O Sistema de Tráfego Internacional (STI) é a plataforma da Polícia Federal onde são registrados os movimentos de entrada e saída de pessoas no Brasil. Esse banco de dados é alimentado a cada vez que brasileiros e estrangeiros passam pelo controle migratório da PF em aeroportos, portos e fronteiras terrestres.

Em 2021, o sistema volta a mostrar um fenômeno que sempre aparece em momentos de desesperança. Desde janeiro, todos os meses têm saldo negativo na movimentação de brasileiros. “Estamos vendo a retomada de um fenômeno das décadas de 1980 e 1990. O brasileiro acha que vai ter trabalho e tenta a sorte em países como Estados Unidos e Portugal”, diz o coordenador estatístico do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) e pesquisador do IBGE, Tadeu Oliveira.

EUA Portugal são apontados pelo pesquisador como os principais destinos desses brasileiros. Outros países, como Reino Unido Japão, também têm recebido fluxo crescente.

Oliveira nota que o movimento visto neste ano retoma o fenômeno que começou em meados da década passada. “Com a recessão vista em 2015 e 2016, muitos saíram do Brasil. É principalmente a pessoa de classe média baixa que, sem oportunidades por aqui, tenta a vida no exterior”.

A saída vista neste ano, porém, parece ter uma diferença: a dificuldade para entrar nos países. Com a pandemia, várias nações adotaram medidas de restrição à entrada de brasileiros. Isso faz com que o esforço para deixar o Brasil seja ainda maior – e parece que muita gente está disposta a enfrentar essa dificuldade extra.

Em 2021, foram registrados 437 mil movimentos de saída de brasileiros de janeiro a maio, mas 305,5 mil voltaram dias ou semanas depois. Assim, o saldo líquido acumulou a saída de 131,5 mil pessoas. Ou seja, praticamente um a cada três que embarcou rumo a outro país não voltou para casa. Em 2019, 115,4 mil deixaram o Brasil nos mesmos cinco meses. A proporção, porém, era muito diferente: só um a cada 29 não voltou.

A saída recente de brasileiros só foi interrompida em 2020, no auge da pandemia. “No ano passado, os países se fecharam e o Brasil seguiu obrigado a receber os próprios brasileiros mesmo com a pandemia. Isso gerou o fluxo positivo, com o retorno de muita gente”, explica o coordenador do Observatório das Migrações.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *