https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/09/WhatsApp-Image-2020-09-29-at-16.41.03.jpeg

COMBATE AO CORONA

Deputado quer vacinas em dose única para população de rua

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

A pandemia de Covid-19 reforçou e evidenciou ainda mais a segregação social e as diversas vulnerabilidades que envolvem a população em situação de rua de Mato Grosso. Pensando nesse problema crônico e muito grave, o deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou o Projeto de Lei nº 591/2021, que pede a prioridade na vacinação das pessoas em situação de rua e moradores de rua com doses únicas da vacina da Janssen contra a Covid-19.

A proposição visa a distribuição, por parte do Governo do Estado, da vacina da Johnson & Johnson aos municípios mato-grossenses em quantidade suficiente para atender toda a população em situação de rua de cada município.

Em um momento que o isolamento social é a principal orientação dos órgãos de saúde oficiais, as pessoas que se encontram em situação de rua são a parcela da população mais vulneráveis à contaminação e a propagação do Covid-19. “Constantemente expostos ao vírus, muitos não têm acesso a meios de proteção, como o distanciamento, as máscaras e álcool 70%. Muitos outros não possuem acesso à internet para conferir o cronograma e agendar sua vacinação”, disse o deputado.

A escolha da indicação pela vacina, priorizou o fato de ela ser dose única. Dessa forma, a imunização da população em situação de rua torna-se mais ágil e efetiva, já que o uso de vacina que exige duas doses pode complicar e comprometer a cobertura vacinal desse público. O Estado de Mato Grosso, Até o momento, já recebeu 1.896.910 doses de imunizantes contra o coronavírus.

Alguns estados, como Espírito Santo, Ceará e São Paulo, que tem o maior número de moradores de rua do Brasil, já iniciaram e alguns até já finalizaram a imunização por completo desse grupo de pessoas. Isso é um direito que todos tem e o Estado deve garantir que seja realizado.

O parlamentar frisa que o direito à vacina é a efetivação do direito à saúde, um direito de todos. “É papel do poder público oferecer respaldo a quem não tem acesso, principalmente aos mais vulneráveis”, afirmou. Ele ressalta, também, a importância que toda a população seja vacinada: “A fé na ciência e a imunização da população é a única forma de superarmos de vez essa pandemia e evitar a morte de milhares de pessoas”, completou.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 13 de julho de 2021 às 11:49:07