https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/07/PONTE.jpg

EM CUIABÁ

Prefeitura inicia construção de ponte no Contorno Leste

PREFEITURA DE CUIABÁ / BRUNO VICENTE
[email protected]

Luiz Alves

A Prefeitura de Cuiabá deu início ao processo de levantamento de uma ponte de concreto sobre o Rio Coxipó. A edificação da estrutura faz parte do conjunto de ações que envolve a construção da Avenida Contorno Leste. O trabalho é executado pela empresa Atrativa Engenharia, vencedora do processo licitação 002/2020, sob supervisão da Secretaria Municipal de Obras Públicas.

A realização da obra recebe o investimento de cerca de R$ 7,7 milhões e deve ser concluída até o ano de 2023. Conforme o projeto, a estrutura terá 75,6 metros de comprimento e 23,8 metros de largura, com pista dupla, iluminação de LED, além de espaço exclusivo para tráfego de pedestres e ciclistas.

“Conforme planejado e determinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro a construção do Contorno Leste está dividida em várias frentes e uma delas é o levantamento da ponte de concreto. Neste momento os trabalhos estão concentrados na etapa de fundação e, gradativamente, vai evoluindo com qualidade para as próximas”, explica o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.

O Contorno Leste terá 17,3 quilômetros de pista dupla, cada uma com duas faixas de rolamento, ciclovia, calçada, canteiro central e iluminação de LED. Além da ponte de concreto, também estão em andamento os serviços de terraplanagem e edificação da rede de drenagem de águas pluviais em um trecho de cerca de 4,5 quilômetros, no fundo do bairro Altos da Serra.

“Esse percurso de 4,5 faz parte de uma extensão de 11 quilômetros, situado entre o Rio Coxipó e a Rodovia Emanuel Pinheiro, sob responsabilidade da empresa HB20. Ainda temos outros 6 quilômetros, entre a Avenida Fernando Corrêa da Costa e o Rio Coxipó, que é feito pela Construtora Nhambiquaras”

O PROJETO

Idealizada para ser a maior obra de infraestrutura dos últimos 50 anos, a Avenida Contorno Leste contará, ao longo de sua extensão, com todos os componentes de uma grande estrutura de mobilidade urbana. Conforme o projeto, a via terá 17,3 quilômetros de pista dupla, cada uma delas constituídas por duas faixas de rolamento, de 3,60 metros, e acostamento. A avenida possuirá também ciclovia em todo o seu prolongamento, calçada e canteiro central.

Além disso, em pontos estratégicos, serão construídas ao menos 13 rotatórias e uma ponte sobre o Rio Coxipó. Na construção, será investido R$ 125 milhões, oriundos de uma operação de crédito formalizada com a Caixa Econômica Federal (CEF).

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *