https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/07/fsbdfb.png

ASSISTA AO VIVO

CPI da Covid: Sessão ouve diretora da Precisa Medicamentos

Reprodução

A CPI da Pandemia ouve nesta terça-feira (13) a diretora técnica da Precisa Medicamentos, Emanuela Batista de Souza Medrades, a partir das 9 horas. A distribuidora de medicamentos é apontada por atuar na intermediação das negociações para compra da vacina indiana Covaxin.

Medrades vai ao Senado amparada por um habeas corpus concedido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, que permite que ela possa ficar em silêncio na comissão. O pedido, apresentado pela defesa da diretora técnica, também solicitava que ela pudesse não comparecer à comissão, o que não foi autorizado pelo presidente da Corte.

Emanuela Medrades, citada em depoimentos de servidores do Ministério da Saúde, teve o requerimento de convocação apresentado pelos senadores Otto Alencar (PSD-BA) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e aprovado pela CPI em 30 de junho, quando também teve aprovada a transferência de sigilo telefônico e telemático.

A comissão pode apreciar ainda um requerimento para a convocação de ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni. O item, no entanto, não está na pauta desta terça. Na última sexta-feira, o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM) propôs uma acareação entre Lorenzoni e Luis Miranda “para ver quem está mentindo”.

Acompanhe o resumo da CPI:

De acordo com a analista de política da CNN Basília Rodrigues, a defesa de Madrades esteve nesta manhã em reunião com a cúpula da CPI.

Em fala aos jornalistas antes do início dos trabalhos, o presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), afirmou que a diretora técnica passou por um media training e que os advogados a aconselham a permanecer em silêncio.

Segundo a decisão do ministro Fux, Medrades tem o direito de permanecer em silêncio e não produzir provas contra si. A diretora técnica é apontada como um elo nas negociações de compras da vacina indiana Covaxin com o Ministério da Saúde e o laboratório Bharat Biotech.

Medrades, segundo depoimentos já colhidos pela CPI, também teria ligação com a empresa Madison Biotech, que tem sede em Singapura.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 13 de julho de 2021 às 20:47:08