https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/07/WhatsApp-Image-2021-07-12-at-18.19.53.jpeg

EVENTO VIRTUAL

Max participa de live em comemoração ao Dia Estadual dos Agentes de Saúde

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

A 4ª live comemorativa ao curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (TACS) de Mato Grosso, realizada nesta sexta-feira (10), data em que se comemora o Dia dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agente de combate às endemias (ACE), contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa e da Câmara Setorial Temática dos Agentes Comunitários de Saúde da Casa, deputado Max Russi (PSB|), que reforçou apoio à categoria e a parabenizou pelo trabalho realizado. No ponto de vista do parlamentar, os profissionais fazem toda a diferença na vida das pessoas, especialmente das mais vulneráveis que carecem de atenção especial.

“Vocês têm mesmo que comemorar! Muito feliz em estar participando desse momento”. Defensor da categoria, Max é um dos responsáveis por conseguir gratuitamente o curso de capacitação para 1.200 pessoas no Estado de Mato Grosso. O parlamentar disse que é satisfatório ver o sentimento de gratidão dos alunos, pois muitos, declararam que há mais 10 anos não conseguiam a oportunidade de participar de um curso.

“Graças ao curso TACS muitos estão conseguindo se capacitar. Ainda mais num momento tão importante como esse de pandemia, em que esses profissionais são mais necessários do que nunca”, reconheceu o deputado ao acrescentar que tem grande apreço pela categoria que sempre lhe garantiu respeito e respaldo. Max também lembrou que enquanto esteve como prefeito, vereador e secretário de saúde de Jaciara, realizou importante ações de efetivação para a classe.

O deputado lembrou que em seu mandato anterior, quando criou o Programa Pró-Família (que hoje foi aperfeiçoado e se tornou o Ser Família) – incluiu de imediato a participação dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agente de combate às endemias (ACE), devido a importância que os profissionais representam na execução dos trabalhos de acompanhamento multidisciplinar das famílias. “O Programa é um sucesso e tem avançado. Tenho cobrado bastante atenção do Governo para que possamos incluir todos os agentes que queiram participar e, consequentemente poder ter uma fonte de renda a mais. Além do mais, esses profissionais vão poder ajudar tanto na área de Saúde quanto na Social. Enquanto eu estiver na AL, vou fazer esse trabalho. Precisamos fortalecer cada vez mais as ações de saúde básica e cuidar das famílias como um todo, ainda mais nesse período crítico de pandemia”.

A Agente Comunitária de Saúde (ACS), Jaqueline Kiister, atuante no município de Novo Mundo e assistida pelo polo de Alta Floresta, lembrou do carinho e dedicação recebida pela categoria, através do idealizador do projeto, o deputado estadual Max.

“O curso veio para aprimorar nosso conhecimento no atendimento à população. Consigo enxergar no dia a dia, o conteúdo disponibilizado nos módulos, tirar dúvidas e praticar melhor o atendimento. Agradeço ao deputado Max Russi, ao Dr. Carlos Eduardo Santos e todos os envolvidos pelo carinho e por olhar pela categoria, que ainda é muito desvalorizada em alguns municípios”, enalteceu Jaqueline.

O relator da Câmara Setorial Temática (CST) da ALMT, Carlos Eduardo Santos, destacou o pioneirismo de Mato Grosso na promoção do curso de qualificação profissional aos agentes e creditou o feito ao deputado.

“Essa live faz parte de um projeto grandioso, um trabalho que começou há anos, quando o deputado Max ainda era secretário de saúde, depois prefeito de Jaciara e abraçou a categoria dos agentes comunitários de saúde e de combate à endemias. O primeiro ponto que ressalto é que sempre tratamos as causas dos agentes com respeito, por isso, saímos na frente e somos pioneiros na promoção do curso TACS gratuitamente”, frisou Carlos Eduardo.

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO

O curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (TACS) de Mato Grosso é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), através da Escola do Legislativo, com apoio do governo estadual e execução do Instituto Brasil Adentro (IBA). A capacitação é voltada exclusivamente para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) que possuem ensino médio completo e atuam no estado, mediante comprovação. As aulas no formato Ensino à Distância (EAD) tiverem início em fevereiro desse ano. Ao final do curso, previsto para novembro de 2021, o participante terá uma cerimônia de formatura e diploma do curso técnico reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 13 de julho de 2021 às 15:06:49
  • 13 de julho de 2021 às 13:05:26