https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/07/8nd5jnecah6hpceccizpe1plw.jpg

APONTA ESTUDO

Amazônia já emite mais gás carbônico do que absorve

Agência Brasil

A Amazônia agora emite mais gás carbônico do que absorve, um sinal preocupante para a luta contra as mudanças climáticas, segundo um novo estudo publicado na Nature nesta quarta-feira (14).

A região amazônica, lar das maiores florestas tropicais do planeta, tem tido importante papel em absorver dióxido de carbono da atmosfera. Mas os dados indicam que sua eficácia como amortecedora para as mudanças climáticas foi reduzida.

De acordo com o estudo, liderado por Luciana Vanni Gatti, cientista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento e a tendência de aceleração do aquecimento contribuíram para a mudança no balanço de carbono — o saldo final entre absorções e emissões — que é mais grave na região sudeste da Amazônia, onde há elevação das temperaturas e redução das chuvas na estação seca.

 A pesquisa inclui medições dos níveis de dióxido de carbono e monóxido de carbono realizadas durante cerca de 600 voos entre 2010 e 2018 em quatro localidades da Amazônia. Os pilotos voaram alguns quilômetros acima da copa das árvores, fazendo medições em diferentes altitudes.

Os resultados mostraram as maiores mudanças no equilíbrio ecológico em áreas que sofreram desmatamento em grande escala e queimadas para eliminar as árvores mortas e limpar terras.

— A Amazônia hoje emite mais carbono do que consegue absorver, principalmente por causa do desmatamento e das queimadas. As emissões das queimadas são três vezes maiores na média da Amazônia do que ela consegue absorver — afirma Gatti. — As áreas do bioma com mais de 30% de desmatamento apresentaram uma emissão de carbono dez vezes maior do que o resto, que tem em média 11%.

Dados do Inpe mostraram que o desmatamento na Amazônia atingiu em junho de 2021 o pior índice para esse mês desde o início da série histórica, em 2016. Também houve recorde de queimadas no bioma: foi o maior número de focos de calor registrado desde 2007, comparado ao mesmo mês nos anos anteriores.

Segundo a pesquisa publicada nesta quarta-feira, considerando a Amazônia como um todo, incluindo áreas em outros países, as queimadas estão emitindo 1,51 bilhão de toneladas de CO2 por ano e a floresta consegue absorver 30% do total das emissões, resultando em um balanço de carbono de 1,06 bilhão de toneladas por ano.

Gatti afirma que, considerando apenas a Amazônia brasileira, a situação é ainda pior: apenas 18% das emissões estão sendo absorvidas pela floresta. A emissão anual para a atmosfera através de queimadas chegou a 1,06 bilhão de toneladas de CO2. O saldo final entre absorções e emissões foi de 0,87 bilhão de toneladas por ano.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *