https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/07/imagem_materia-1.jpg

ALVO DA CPI DA COVID

Medeiros integra lista de políticos disseminadores de fake news; veja

Edilson Rodrigues/Agência Senado

O deputado federal por Mato Grosso José Medeiros (Podemos) integra uma lista de 26 políticos investigados pela CPI da Covid por disseminar fake news sobre a pandemia nas redes sociais. A lista foi divulgada nesta quarta-feira (21) pelo site Congresso em Foco.

Medeiros está entre os disseminadores de uso de medicamento sem eficácia comprovada para o vírus. O parlamentar também divulgou vídeo editado que retirava a frase “E daí?”, dita pelo presidente Jair Bolsonaro ao reagir quando o Brasil atingiu 5 mil mortes pela Covid.

A lista foi produzida pelo grupo de 41 voluntários que o relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), arregimentou e que atuam na busca de informações na internet, especialmente para checar dados. O objetivo é verificar suas responsabilidades na disseminação de ideias falsas ou distorcidas sobre a pandemia.

Os técnicos da CPI observam que há grande coincidência da maioria dos nomes que também aparecem nas investigações da CPI das Fake News e dos atos antidemocráticos apurados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Entre eles, do próprio Medeiros e dos filhos do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), da deputada Bia Kicis (PSL-DF) e do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ).

Além de apoiadores do atual Governo, a lista dos disseminadores de fake news cita também alguns políticos de oposição, como as deputadas federais Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Erika Kokay (PT-DF).

A CPI da Covid também investiga a origem de 68 perfis na internet, com milhares de seguidores, que espalharam, por exemplo, notícias amedrontadoras sobre vacinas e outras notícias falsas.

Veja a lista completa: 

Carla Zambelli (PSL-SP)

Eduardo Bolsonaro (PSL-SP)

Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ)

Osmar Terra (MDB-RS)

Coronel Tadeu (PSL-SP)

Aline Sleutjes (PSL-PR)

Caroline de Toni (PSL-SC)

Carlos Jordy (PSL-RJ)

Fábio Faria (ministro das Comunicações)

Luiz Philipe de Orleans e Bragança (PSL-RJ)

Onyx Lorenzoni (ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência)

Bia Kicis (PSL-DF)

Paulo Eduardo Martins (PSC-SP)

Erika Kokay (PT-DF)

Sâmia Bomfim (PSL-SP)

Daniel Silveira (PSL-RJ)

Marcelo Freixo (PSB-RJ)

Marco Feliciano (PSC-SP)

Capitão Derrite (PP-SP)

Marcio Labre (PSL-RJ)

Vitor Hugo (PSL-GO)

Gleisi Hoffmann (PT-PR)

Hélio Lopes (PSL-RJ

Alê Silva (PSL-RJ)

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *