https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/07/WhatsApp-Image-2021-07-22-at-07.39.15.jpeg

INCLUSÃO

Instituto INCA abre inscrições para aulas gratuitas de Kung Fu Wushu a público carente

DA ASSESSORIA / BEATRIZ SARTUNINO
[email protected]

Divulgação

O Instituto INCA – Inclusão, Cidadania e Ação está oportunizando crianças, jovens, idosos e Pessoas com Deficiência, em situação de vulnerabilidade social, da região Norte do município de Cuiabá, a terem aulas gratuitas no projeto social “Kung Fu Wushu”. São 100 vagas, sendo 20 destinadas a idosos e PcD’s cadastrados em instituições parceiras, e 80 disponíveis ao público alvo de 6 a 17 anos de idade. As inscrições começam no dia 22 e vai até o dia 30 de julho, pelo site do INCA, realizador do projeto.

O projeto social Kung Fu Wushu foi elaborado com o objetivo de oportunizar aulas gratuitas de Kung Fu, nas modalidades Kung Fu Tradicional, Tai Chi, Boxe Chinês, a pessoas de baixa renda familiar e com pouca ou nenhuma atividade esportiva, buscando minimizar as diferenças sociais para o maior número de pessoas, além de fomentar o esporte em si e o lazer.

“Encaramos como nossa função tentar mudar todo o meio em que esses indivíduos estão inseridos, para que os benefícios do projeto não se limitem em curto prazo. Os trabalhos serão realizados com a integração dos pais, familiares e comunidade, por meio da conscientização proporcionada pelo ensino do esporte, que agrega saúde, disciplina e lazer”, ressalta a presidende do Instituto INCA, Cybele Bussiki.

Por meio da prática e do aprendizado esportivo especializado, as crianças ocuparão o tempo ocioso nos períodos em que elas não estariam nas escolas. Já aos idosos e Pessoas com Deficiência, o projeto social visa estimular a elevação da autoestima, melhorando a qualidade de vida e da saúde, promovendo a integração, o protagonismo e a autonomia deles.

“Nosso interesse é de alguma forma mudar, nem que seja um pouco, a vida de cada uma dessas pessoas que vierem treinar com a gente. Em um ambiente de oportunidade e inclusão, e que possam viver experiências como eu vivi, sendo atleta de arte marcial, de viajar e competir em campeonatos, a pessoas que nem sonham que isso é possível”, explica a coordenadora do projeto, Brenda Silva.

A ideia é fortalecer a integração da comunidade local, da grande Morada da Serra, a partir do desenvolvimento das atividades propostas da prática da arte marcial Kung Fu Wushu, Boxe chinês e Tai Chi, onde irão desenvolver competências pessoais, sociais, cognitivas, educativas e motoras. Também trabalho em grupo, vivência em comunidade, cooperação, respeito, entre outros. Além de promover o esporte para o surgimento de novos talentos.

“O esporte é uma forma de levar disciplina, saúde, possibilidades de conhecer lugares e cultura, uma nova perspectiva de vida para muitas pessoas. E o Kung Fu reúne características ainda mais especiais, o sentimento de pertencimento, a resiliência física e mental, o autoconhecimento e a superação pessoal. Acredito que esse projeto tem tudo para mudar a vida de muitas pessoas”, destaca o deputado federal, Dr. Leonardo, parceiro do projeto.

O projeto social Kung Fu Wushu será realizado pelo Instituto INCA, por meio de recursos federais do Ministério da Cidadania, via emenda parlamentar do deputado federal Dr. Leonardo, com implantação e desenvolvimento no município de Cuiabá.

A INSCRIÇÃO

O público alvo do projeto social é de 100 beneficiários carentes e em vulnerabilidade social dos Bairros: CPA 4, Jardim Brasil, Dr. Fabio Leite, Altos da Serra, Ouro Fino, Aroeira, Nova Conquista, Primeiro de Março, Novo Paraíso, Três Barras, Jardim Umuarama e Altos Da Glória. Os alunos serão atendidos na Academia CPA Fitness, localizada na Rua Frango D’Água, 05, Bairro Morada da Serra, CPA 4, primeira etapa.

A inscrição é gratuita e deve ser feita entre os dias 22 e 30 de julho, no site www.institutoinca.com.br, no campo de projetos, onde deverá preencher todos os dados na aba oficinas (no canto esquerdo do assunto Projeto Kung Fu Wushu), além da declaração de hipossuficiência que deve baixar em downloads (no canto esquerdo do assunto projetos), assinar e enviar escaneada no e-mail [email protected]. Os pais ou responsáveis pelos alunos menores de idade, devem também preencher os dados pessoais no ato da inscrição.

As aulas estão previstas para começar no dia 16 de agosto, com quatro turmas para crianças, três vezes por semana, e uma turma para PCD e outra para idosos, duas vezes por semana.

Mais informações nas redes sociais do Instituto INCA. Siga o perfil do Instagram e a página do Facebook. Para dúvidas os contatos são (65) 99925-5842 e (65) 99663-8111.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *