https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/07/caca-dos-eua-25072021165334939.jpeg

ATAQUES AÉREOS

EUA planeja novos bombardeios no Afeganistão contra Talibã

MATTHEW FREEMAN/MARINHA DOS EUA/DIVULGAÇÃO VIA REUTERS

Os Estados Unidos continuarão seus ataques aéreos em apoio às forças afegãs se o Talibã continuar a ofensiva que realiza desde o início de maio, alertou neste domingo (25) o chefe das operações militares dos Estados Unidos no país.

“Os Estados Unidos intensificaram seus ataques aéreos em apoio às forças afegãs nos últimos dias e estamos prontos para continuar com esse alto nível de apoio nos próximos dias, se os talibãs continuarem seus ataques”, disse o general Kenneth McKenzie, chefe do Comando Central do Exército dos EUA (Centcom).

Os talibãs apreenderam grandes áreas rurais do Afeganistão durante uma ofensiva nos últimos três meses, coincidindo com o início da retirada final das forças internacionais, agora quase completa.

As forças afegãs ofereceram pouca resistência e basicamente controlam apenas as capitais provinciais e as principais estradas.

“Gostaria de ser claro, o governo do Afeganistão será submetido a testes  nos próximos dias, o Talibã está tentando tornar sua campanha irreversível. Eles estão errados”, disse o general McKenzie.

Como chefe da Centcom, que supervisiona as atividades militares dos EUA em 20 países no Oriente Médio e na Ásia Central e do Sul, McKenzie liderou operações militares no Afeganistão desde 12 de julho, quando terminou o comando do general Austin Scott Miller.

O recente avanço relâmpago dos talibãs gerou temores de que eles voltem a tomar o poder, quase 20 anos depois de serem derrubados por uma coalizão internacional – liderada pelos EUA –  devido à recusa em entregar o líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, após os ataques de 11 de setembro.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *