https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/07/a83040cb7429bae169371012a7cde9fc.jpg

CUIDADOS

Moradores de rua do Porto são vacinados contra a Covid

PREFEITURA DE CUIABÁ / HÉRICA TEIXEIRA
[email protected]

Luiz Alves

Trinta pessoas em situação de rua foram vacinadas na noite de quinta-feira (22), contra a Covid-19. A ação, que foi realizada na Orla do Porto, é resultado do trabalho Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A vacinação da população em situação de rua está prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.

Na capital, atividades que promovem o cuidado com o público em situação de vulnerabilidade social é uma determinação da primeira-dama, Márcia Pinheiro. “Pautamos nossa gestão pelo nosso bem mais precioso, as pessoas. Temos realizado diversas ações de acolhimento às famílias carentes”, disse a primeira-dama.

A imunização é realizada pelos profissionais do Consultório na Rua, composto por enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistente social, que realizam atendimentos clínicos e odontológicos às pessoas em situação de rua.

“Já realizamos a vacinação nos albergues de Cuiabá e agora estamos fazendo este trabalho nas ruas, em regiões de concentração de pessoas. A imunização para este público é importante porque quebra o círculo do vírus”, enfatizou a coordenadora do Consultório na Rua, Vera Lucia Ferreira.

Ainda segundo a coordenadora, a imunização é esperada com ansiedade pela maioria deste público. “Nosso trabalho com estas pessoas em situação de rua é constante. Dispomos de um prontuário com as informações pessoais de cada um, então já temos um levantamento prévio de quem iremos atender. Eles aceitam muito bem a vacinação”, ressaltou.

Conforme levantamento do município, a capital tem 695 pessoas em situação de rua. Nesta sexta-feira (23), a equipe esteve na região do Morro da Luz e no Beco do Candeeiro. Já na próxima semana, os profissionais vão atuar no Bairro Leblon e no entorno da Rodoviária. O imunizante utilizado para este público foi a Janssen, de dose única.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *