https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/07/senador-ciro-nogueira.png

QUADRO TÉCNICO

Na Casa Civil, Ciro tentará reconstruir diálogo de Bolsonaro com STF

Wilston Junior/Estadão Conteúdo

Com o desgaste na relação com o STF (Supremo Tribunal Federal), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pretende nomear o senador Ciro Nogueira (PP-PI) para o comando da Casa Civil na tentativa de também ter um novo interlocutor do Executivo com o Judiciário.

Em conversas reservadas, relatadas à CNN, o presidente se queixou de movimentos recentes de ministros do STF, sobretudo contra a proposta do voto impresso auditável, e destacou que a entrada do senador no governo deve abrir um novo canal de diálogo com a Suprema Corte.

A avaliação é a mesma de aliados do senador, segundo os quais, além de ser conhecido por ser um hábil articulador político, Ciro construiu nos últimos anos uma relação de proximidade com ministros do Poder Judiciário, como Gilmar Mendes e Dias Toffoli.

Além disso, o presidente nacional do PP é considerado um dos padrinhos da indicação de seu conterrâneo Nunes Marques para a vaga de Celso de Mello, em outubro.

Nos últimos meses, assessores presidenciais vinham defendendo a necessidade de Bolsonaro viabilizar um canal de diálogo com o STF. Desde a demissão do general Fernando Azevedo do comando do Ministério da Defesa, em março, o Palácio do Planalto vem tendo dificuldades na relação com a Suprema Corte.

O ministro da Defesa, Walter Braga Netto, e o advogado-geral da União, André Mendonça, até tentaram uma aproximação, mas ela não foi bem-sucedida, na avaliação de ministros do próprio STF.

Com a dificuldade, o próprio presidente assumiu o papel de interlocutor e se reuniu por duas vezes nos últimos meses com o presidente da Suprema Corte, Luiz Fux. Na última reunião, Fux pediu a Bolsonaro que evitasse criticar publicamente integrantes do STF.

A expectativa é de que nesta segunda-feira (26) o presidente oficialize as mudanças na Esplanada dos Ministérios. Antes de anunciá-las, ele se reunirá com Ciro Nogueira, que foi convidado na semana passada para assumir a Casa Civil.

Em conversas com aliados, Ciro sinalizou que não pretende fazer grandes mudanças no quadro técnico da Casa Civil e que pretende melhorar a interlocução com as demais pastas da Esplanada dos Ministérios.

O senador já havia sido sondado no início do ano para um cargo ministerial. Na época, no entanto, ele recusou. Agora, segundo dois auxiliares presidenciais, ele já respondeu que aceita o convite.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *