https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/07/Vinicius-amoroso-secretario-de-saude-foto-Wheverton-Barros.jpg

“IRRESPONSÁVEIS”

Com alta de casos ativos em população mais jovem, CDL solicita a secretário de Saúde fiscalização rígida em estabelecimentos que promovem aglomeração

Wheverton Barros

Em reunião junto ao secretário municipal de Saúde de Rondonópolis, Vinicius Amoroso, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) solicitaram medidas de intensificação nas ações fiscalizatórias por parte dos agentes municipais, tendo como alvo parte dos estabelecimentos noturnos que descumprem as medidas de biossegurança adotadas em prol do combate à pandemia no município. À medida em que a corrida da vacinação avança, a média de casos ativos segue em alta. Segundo os dados da própria Pasta, o maior índice de circulação do coronavírus se dá, atualmente, em jovens de 20 a 40 anos.

Mais de 80% da população, afirma o secretário, está imunizada com pelo menos a primeira dose da vacina em Rondonópolis. Nesta semana, mais de 150 mil doses foram aplicadas, segundo as contas do Ministério da Saúde. A preocupação, porém, se dá justamente na imprudência dos mais jovens e de estabelecimentos que promovem aglomerações e festas clandestinas. “Estamos preocupados porque ainda há estabelecimentos no município que estão colocando a nossa população em risco. Por isso os números, vez e outra, voltam a subir. Esta minoria irresponsável coloca em risco tudo o que nós tanto batalhamos para construir: nossa retomada econômica segura, gerando emprego e renda para a nossa gente” disse no encontro o presidente da CDL de Rondonópolis Thiago Sperança.

Em resposta, o secretário municipal de Saúde reconheceu a dificuldade por partes dos agentes de fiscalização no município. Segundo afirma, o tratamento dado aos profissionais, por vezes, os colocou em risco nas ações mais recentes. Casos de insultos, ameaças, assédio e agressões verbais foram relatados, especialmente em pequenos comércios de bebidas com pessoas aglomeradas. “O tratamento é diferente do recebido, por exemplo, no comércio e ou estabelecimentos maiores e tradicionais. Infelizmente, em alguns pequenos bares, nossos agentes sofreram com este tipo de atitudes”, ressaltou Amoroso.

Ainda assim, o secretário se comprometeu a elaborar ações contundentes de fiscalização, com o apoio das forças de segurança do município. Equipes do Gabinete de Apoio a Segurança Pública, o Gasp, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e da Vigilância Sanitária deverão compor as equipes. “Hoje nosso principal objetivo é mantermos os números de internações e óbitos em baixa, seguindo com a imunização da nossa população. Sabemos quais são alguns dos estabelecimentos que descumprem as regras e o intuito é agir para coibir esta imprudência”, afirmou.

Liquidaqui 2021

Ainda na reunião, CDL e Saúde trataram da 17ª edição da Liquidaqui, a maior festa do varejo da região Sudeste de Mato Grosso. Marcada oficialmente para o mês de setembro, o evento deverá estar garantido pelo avançar da corrida da vacinação em Rondonópolis. “Nós vamos assegurar condições para fazermos uma Liquidaqui tranquila e segura, com cem por cento da população imunizada com a primeira dose. Se não atingirmos este total, pelo menos 90 por cento é um número bastante razoável. É o momento de começarmos a construir essa retomada. Sem descuidar, claro, do uso de máscara e de álcool. Acima de tudo, o mais importante é seguirmos fazendo a nossa parte” destacou o secretário.

Participaram da reunião, além do secretário municipal de Saúde, Vinicius Amoroso, e do presidente da CDL de Rondonópolis, Thiago Sperança, o secretário municipal adjunto de Saúde, Hélio Garcia Neto, o gerente executivo da CDL, Giancarlo Rocha e o responsável pelo Departamento de Saúde Coletiva do município, que coordena também os trabalhos da Vigilância Sanitária, Paulo Padin.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 27 de julho de 2021 às 21:13:50
  • 27 de julho de 2021 às 20:38:29