https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/08/07a5a0a1996386f02205d3acccf26827.jpg

ORTOPÉDICAS

Mutirão de cirurgias supera meta e realiza 62 procedimentos

PREFEITURA DE CUIABÁ / ROBERTA PENHA
[email protected]

Davi Valle

Com a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, o Hospital Municipal de Cuiabá realizou, no último fim de semana um mutirão de cirurgias ortopédicas, com o objetivo de dar celeridade às demandas dos pacientes que já se encontram internados na unidade.

Entre sábado (31) e domingo (1º) foram realizadas 55 cirurgias de ortopedia e 7 de urgência, num total de 62 operações, o que superou a expectativa da equipe, que era de realizar 60 procedimentos cirúrgicos. Os procedimentos realizados atenderam correçções de fraturas dos ossos dos membros inferiores e superiores, com uso de diversas próteses, placas, parafusos e hastes intramedulares.

Participaram do mutirão 6 cirurgiões ortopédicos, 6 anestesistas, além do corpo de enfermeiros e técnicos de enfermagem, que trabalharam em 4 das 6 salas de cirurgias que existem no hospital. Durante as cirurgias foram utilizados três intensificadores cirúrgicos (arcos que realizam raio-x em tempo real), central de material de esterilização com duas autoclaves, suporte do banco de sangue, entre outros.

Também foram iniciadas as cirurgias de prótese de quadril, que estão sendo realizadas às segundas, quartas e sextas, com dois procedimentos a cada dia, por serem procedimentos de maior complexidade e mais demorados. A previsão é que toda a demanda deste tipo de cirurgia dos pacientes internados no HMC seja atendida em até duas semanas.

“Tivemos 14 altas no domingo, 13 na segunda e 17 na terça-feira, todos pacientes que foram operados no mutirão. Estamos trabalhando para aumentar a rotação dos leitos para atender cada vez mais pacientes. Tenho o desafio de não deixar o ritmo de trabalho na saúde cair. Fiz um compromisso com a população cuiabana de colocar a saúde pública nos trilhos, oferecendo cada vez mais serviços de qualidade e é nisso que estou focado”, comentou o prefeito Emanuel Pinheiro.

O mutirão de cirurgias ortopédicas continuará nos próximos dois fins de semana com previsão de realização de mais 120 procedimentos (60 a cada final de semana).

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *