https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/08/whatsapp-image-2021-08-06-at-12.08.28.jpeg

TERRA INDÍGENA

Exército e Funai identificam desmatamento em MT

Exército Brasileiro

Uma equipe do Exército Brasileiro e da Fundação Nacional do Índio (Funai) identificaram invasão e desmatamento nos limites da Terra Indígena Kawahiva do Rio Pardo e da Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, em Colniza, a 1.065 km de Cuiabá, nessa quarta-feira (4). As duas áreas são habitadas por índios isolados.

De acordo com o Exército, as equipes realizam a Operação Samaúma para combater crimes ambientais nessas áreas protegidas.

Durante sobrevoos de helicóptero, os agentes da Funai e integrantes da tropa do Exército foram infiltrados por meio do guincho da aeronave, pois a área não permitir pouso.

Ainda segundo o Exército, no local, foram encontrados acampamentos ilegais. Os invasores fugiram com a aproximação do helicóptero e não foram localizados.

Funai

A aldeia é habitada por indígenas isolados, que vivem exclusivamente no interior da floresta, sem qualquer contato com a sociedade externa.

“A atuação aconteceu em uma área extremamente sensível em termos etnoambientais, contribuindo para a proteção do meio ambiente, bem como das condições de sobrevivência dessas populações tradicionais”, diz, em nota.

A Operação Samaúma tem o objetivo atender ao decreto presidencial do dia 28 de junho, que visa intensificar a fiscalização e repressão ao desmatamento na região e no combate a focos de incêndio.

Maior área desmatada

Colniza tem o maior índice de desmatamento no estado. No primeiro semestre deste ano, o município recebeu mais de R$ 120 milhões em multas ambientais, conforme dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).

Em julho, mais de 60 soldados do Exército foram encaminhados ao municípios para reforçar o combate ao desmatamento ilegal.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 6 de agosto de 2021 às 20:18:45