https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/08/1f8dd77a72f56b0fa0fd8a34c8ee451b.jpg

DIAS-PINO E SODRÉ

Praça 8 de Abril será centro cultural com escultura e mural

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Divulgação

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer vai devolver ao local de origem, na praça 8 de Abril, a escultura de Wlademir Dias-Pino totalmente restaurada. Também será pintado um novo mural em homenagem póstuma ao artista plástico adir Sodré. A ação será realizada em parceria com a Empresa Cuiabana de Limpeza e Serviços Urbanos (Limpurb).

“A praça 8 de abril, com duas grandes obras que são símbolo da alma cuiabana, serão devolvidas para a sociedade. A escultura de Dias-Pino retornará à praça e o artista Lusitam, autorizado pela família de Adir Sodré, pintará novamente o mural em homenagem ao nosso grande artista. Todo o nosso respeito a identidade do nosso povo, a nossa cultura. Cuiabá merece”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Situada entre duas das avenidas mais movimentadas da cidade (Getúlio Vargas e Isaac Póvoas), a área recebeu diversos trabalhos de melhoria estrutural em dezembro de 2019, como reconstrução do piso, pintura, instalação de iluminação de LED, bancos e lixeiras, jardinagem e paisagismo.

“A escultura está em fase de finalização e uma grande novidade é que vamos criar com ela um espaço artístico cultural da praça 8 de abril. A obra de Dias-Pino será alocada próxima a pintura do Adir Sodré. A família do Adir entrou em um acordo escolhendo uma nova obra para ser pintada na praça pelo artista também escolhido por eles, Lusinam, que era quem já trabalhava com o Sodré e reproduzia suas obras em grandes dimensões. Vai ser uma grande homenagem para o grande artista que foi Adir Sodré. Com isso Cuiabá ganha um grande espaço, uma galeria livre no coração da cidade com essas duas grandes obras”, disse a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Rabello Leite Jacob.

O coreto da Praça, que leva este nome em homenagem a data de fundação da Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá, também foi reformado e está apto a receber novamente atividades de manifestações culturais. A última reforma, ates da revitalização completa do local havia sido realizada em 2008.

História da praça

A Lei 1315/73, sancionada pelo então prefeito José Villanova Torres, indica que a fundação da Praça 8 de Abril é anterior a década de 70. A publicação, que trata da delimitação de bairros de Cuiabá, é uma das poucas a mencionar a praça como parte da lista de logradouros e espaços públicos que integram o bairro Goiabeiras.

Os registros históricos relatam ainda que, até o ano de 1978, o local recebia o nome de Praça Barão de Maracaju. No entanto, em abril do mesmo ano, Manoel Antônio Rodrigues Palma, chefe do Executivo da época, homologou a Lei 1538/78, mudando a denominação para Praça 8 de Abril.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *