https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/08/30-volta-as-aulas.jpg

AÇÃO JUDICIAL

MP pede à Justiça retorno das aulas presenciais em Cuiabá na próxima segunda-feira

MP-MT

O Ministério Público Estadual (MPE) entrou com uma ação na Justiça pedindo o retorno das aulas presenciais em Cuiabá, no formato híbrido, a partir da próxima segunda-feira (16). O pedido foi feito pela 8ª Promotoria de Justiça Cível de Tutela Coletiva da Educação, no final da tarde dessa terça-feira (10).

Em nota, a prefeitura de Cuiabá informou que o retorno das atividades presenciais no município está previsto somente para o dia 4 de outubro, após a vacinação de 100% dos profissionais da educação contra a Covid-19.

“O prefeito Emanuel Pinheiro entende que a medida de suspensão até o dia 4 de outubro, trata-se de medida de garantia à saúde dos estudantes e profissionais da área educacional, considerando a gravidade da maior crise sanitária vivenciada. O retorno das atividades presenciais representa o trânsito de mais de 54 mil alunos e cerca de 9 mil profissionais”, disse.

A ação, segundo o MP, segue o decreto do próprio município, que reconhece a educação como atividade essencial. Com isso, os promotores pedem a abertura das escolas públicas, respeitados os protocolos de biossegurança e ocupação mínima de 30%.

“O que se pretende é que o município de Cuiabá cumpra o seu próprio decreto municipal e as suas normativas de reabertura das escolas públicas”, diz um trecho da ação.

Caso a Justiça conceda o pedido de liminar, o município poderá pagar multa diária de até R$ 100 mil, caso descumpra a decisão.

“Cuiabá manteve-se durante semanas seguidas em patamar de classificação moderada, e mesmo assim, nenhuma medida mais flexível foi tomada no que se refere à educação, atividade essencial, ao contrário de outras atividades não essenciais, o que comprova ainda mais a incoerência e irrazoabilidade na decisão de manutenção do fechamento das unidades de ensino pelo gestor municipal.”, diz o MP.

As aulas presenciais na rede pública de ensino de Cuiabá foram suspensas em março de 2020 e, desde então, as atividades são desenvolvidas de forma remota.

Rede estadual e particular

As aulas presenciais nas escolas estaduais foram retomadas na terça-feira (3) em Mato Grosso, no sistema híbrido. Neste retorno, novos protocolos foram estabelecidos.

Nas escolas particulares em Cuiabá, o retorno já aconteceu no sistema híbrido desde o dia 1º de março.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *