https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/08/DEPUTADOS-FEDERAIS-MT.jpeg

VEJA A LISTA

Voto impresso: Cinco deputados votaram sim, dois não e 1 ausente

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Marcus Valentim / O LIVRE)

O plenário da Câmara dos Deputados rejeitou nesta terça-feira (10), a proposta que pretendia incluir um módulo de voto impresso ao lado das urnas eletrônicas a partir das eleições de 2022. A bancada federal de Mato Grosso votou em peso, junto com o desejo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A PEC do Voto impresso (Proposta de Emenda à Constituição 135/19) teve 218 votos contra. Houve ainda 229 votos a favor e uma abstenção. Dos oito parlamentares mato-grossense cinco votaram a favor do voto impresso, dois votaram contra e um deputado o Dr. Leonardo (Solidariedade), não estava presente pôs está de licença médica. Veja a lista completa.


Emanuel Pinheiro Neto PTB – Sim

José Medeiros Podemos – Sim

Juarez Costa MDB – Sim

Nelson Barbudo PSL – Sim

Neri Geller PP – Sim

Professora Rosa Neide PT – Não

Valtenir Pereira MDB – Não


Para que a tramitação avançasse eram necessários votos favoráveis de 308 dos 513 congressistas. A quantidade de votos foi 79 votos a menos do que era preciso para ir a um segundo turno na Casa. Estavam presentes na votação 449 deputados.

O resultado acerca da PEC 135/19 na noite desta terça representa uma derrota para Bolsonaro, que passou a defender a contagem manual dos votos nas eleições do ano que vem depois que pesquisas eleitorais apontaram sua baixa popularidade.

Sem provas, o presidente já disse que houve fraudes em eleições passadas, o que foi negado por peritos da Polícia Federal. O presidente afirmou que a votação não seria auditável, o que foi negado por auditores ouvidos na comissão especial da PEC.

A proposta já tinha sido rejeitada na comissão especial para debater o tema. A votação no plenário só aconteceu por interferência do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 11 de agosto de 2021 às 19:33:38