https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/08/afeganistao-taliba-15082021151554038.jpeg

AFEGANISTÃO

Talibã entra em Cabul, presidente deixa país e grupo pode tomar o poder

Depois de cercar Cabul, capital do Afeganistão, na manhã deste domingo (15), e oferecer garantias aos moradores da cidade de que deseja “assumir o controle da cidade pacificamente”, o grupo islâmico Talibã enviou representantes ao palácio presidencial para negociar a transição de poder.

Fontes ouvida pela CNN afirmaram que oito ou nove representantes do grupo islâmico estão no palácio presidencial em Cabul, incluindo Anas Haqqani, irmão do vice-líder talibã Sirajuddin Haqqani.

No começo da tarde, funcionários do governo afegão confirmaram à CNN que o presidente Ashraf Ghani deixou o país – ainda não está claro qual seu destino.

A saída de Ghani sinaliza um provável fim, ou transformação, de seu contestado governo e coloca o grupo militante mais perto do controle sobre toda a nação – nas últimas duas semanas, o Talibã assumiu o controle de todas as grandes cidades do país.

Talibã entrou pacificamente em Cabul

O Talibã entrou em Cabul “pacificamente”, noticiou Nick Paton Walsh, da CNN, que está na capital afegã.

“Estamos ouvindo estalos de tiros aqui e ali, mas não há relatos de combates de rua ou forças de segurança afegãs se reunindo em áreas específicas para impedir sua entrada. Pelo que sabemos, e está escuro aqui, então não podemos dar uma volta e testemunhar esses eventos, eles estão se movendo suavemente pela cidade”, disse Paton Walsh a Fareed Zakaria.

Ele acrescentou que são tempos sem precedentes, “em parte, porque ninguém imaginava que o Talibã entraria na cidade de seis milhões de habitantes sem contestação” e também porque o presidente afegão “desapareceu sem um governo de transição potencial para assumir.”

Caminho livre para os militantes

A retirada das tropas dos EUA depois de quase duas décadas no Afeganistão abriu caminho para o grupo islâmico enfrentar e derrotar as forças de segurança do país. Muitas cidades importantes caíram com pouca ou nenhuma resistência.

No comunicado divulgado neste domingo pelo porta-voz Zabihullah Mujahid, o Talibã afirmou que garantiria “a todos os bancos, empresas e casas de câmbio que estarão seguros e protegidos sob o Talibã e que ninguém tocará ou incomodaria ninguém em Cabul”.

“Todas as pessoas ricas, os empresários, devem estar seguros e protegidos. Nenhum dos combatentes do Talibã tem permissão de ir a qualquer casa ou fazer buscas em empresas. O Emirado Islâmico lhes dá proteção total e eles devem seguir seguros e sem preocupações”, disse Mujahid.

As tensões estão aumentando na capital depois que cidades importantes, incluindo Jalalabad e Mazar-i-Sharif, passaram a ser controladas pelo grupo militante durante a noite de sábado (14) e a madrugada deste domingo.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 16 de agosto de 2021 às 17:20:17