https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/08/2de95067c20e24322371869ec0fbdec0-1.jpg

BAIRRO TIJUCAL

Iluminação de LED prevê eficiência e economia na Avenida Espigão

PREFEITURA DE CUIABÁ / BRUNO VICENTE
[email protected]

Luiz Alves

A Avenida Radialista Edson Luis da Silva, popularmente conhecida como Avenida Espigão, no bairro Tijucal passou a ter um novo visual desde a última semana. Por meio de um trabalho coordenado pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), a Prefeitura de Cuiabá promoveu a melhoria no sistema de iluminação pública da via, instalando lâmpadas de LED em todo seu percurso.

De acordo com o projeto elaborado pela Limpurb, a substituição das antigas lâmpadas de luz amarela pelo novo equipamento englobou toda a extensão da avenida, que possui mais de dois quilômetros. Ao longo de todo o trajeto foram instalados 64 luminárias com potência de 150w cada uma, proporcionando maior claridade na via, conforto e segurança aos milhares de condutores e pedestres que trafegam pelo local.

“É mais uma ação determinada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que entendeu a necessidade de executar intervenção. A Avenida Espigão é uma das vias mais movimentadas do Tijucal e utilizada não só por quem mora no bairro, mas também por aqueles que residem nas comunidades vizinhas. Uma obra que melhora o visual e qualidade de vida da população”, explica o diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues.

A atividade realizada na Avenida Espigão faz parte do planejamento do Município de, gradativamente, avançar com a modernização do parque de iluminação pública da Capital. A princípio, o trabalho tem alcançado as vias de grande movimentação como, por exemplo, as avenidas Mato Grosso, Fernando Corrêa da Costa, Miguel Sutil, Historiador Rubens de Mendonça, Rodovia Palmiro Paes de Barros, entre outras.

Além de vantagens como eficiência elevada na claridade do ambiente, economicidade durante o funcionamento, e durabilidade maior em relação aos modelos incandescentes e fluorescentes, a instalação das lâmpadas de LED também atende a política de sustentabilidade, defendida pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Por não possuir substâncias tóxicas em sua composição, as LEDs não emitem poluentes e também podem ser recicladas.

“São equipamentos que, comprovadamente, possuem ainda um baixo consumo de energia elétrica e isso, obviamente, resulta na redução de impactos ambientais. Essa é uma política que implantamos e estamos avançando. Claro que não é fácil promover essa substituição em toda cidade. Não é um trabalho que se faz do dia para noite. No entanto, precisava ser começado e, gradativamente, prosseguir pelas ruas de Cuiabá”, argumenta Emanuel Pinheiro.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *