https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/08/fiscalizacao-2.jpg

EM CUIABÁ

Seca aumenta demanda de 30% no consumo de água

Sema-MT

Devido à estiagem e às altas temperaturas, houve um aumento de 30% na demanda do consumo de água e em consequência disso, o nível do Rio Cuiabá diminuiu. De acordo com um monitoramento feito pelo Águas Cuiabá, o volume de água do rio teve uma queda durante essas duas últimas semanas, mas ainda não há necessidade de racionamento.

Nesse período de estiagem, a capital registra recordes de temperatura e não há previsão de chuva para este mês. Com isso, os níveis dos rios de todo o estado diminuem prejudicando o abastecimento de água para a população.

Segundo o diretor operacional da concessionária de água e esgoto de Cuiabá, André da Silva Souza, os gráficos do monitoramento mostram que o nível está mais abaixo do que os anos anteriores.

“A gente percebe pelos gráficos que está mais baixo que os anos anteriores, mas os níveis vão se manter, embora tenha baixado significativamente nessas duas últimas semana”, disse.

Mesmo com essa queda, o diretor operacional explica que não há a possibilidade de racionamento.

“O ponto de captação ainda estão em níveis bem confortáveis, então a gente não trabalha com a possibilidade de racionamento. Estamos trabalhando intensamente para que esse ano a gente não tenha problemas e a gente descarte a possibilidade de racionamento”, contou.

Nessa terça-feira (17), a empresa se reuniu com a Defesa Civil para explicar o plano de abastecimento durante esse período de estiagem. Serão feitas ações preventivas para esse período que o consumo aumenta.

De acordo com André, no próximo período de chuva é esperado que a quantidade recarregue os níveis da barragem do Manso, que abastece Cuiabá e região.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *