https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/08/whatsapp-image-2021-08-22-at-15.36.48.jpeg

DO ANO PASSADO

Fogo consome 261,8 mil hectares do Pantanal em 2021; quase recorde

Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

A área atingida pelo fogo este ano no Pantanal já se aproxima do registrado no mesmo período de 2020, período em que o bioma enfrentou a pior temporada de queimadas da história. Segundo dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa), órgão vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 261,8 mil hectares já foram perdidos para o fogo; no mesmo período do ano passado, a área queimada foi de 265,3 mil hectares —segundo Márcio Yule, coordenador estadual do PrevFogo em Mato Grosso do Sul, esta área equivale a 2 municípios do Rio de Janeiro.

No Mato Grosso do Sul, bombeiros e brigadistas atuam exaustivamente para controlar as chamas em diferentes regiões do Pantanal. Neste final de semana, as equipes receberam reforço de mais 36 militares para atuarem ‘dia e noite’ e o município de Porto Murtinho, a 443 km de Campo Grande, decretou estado de emergência por conta dos incêndios. Com o avanço das chamas, os ribeirinhos precisaram ser retirados por barcos e os aviões chegaram a lançar água para que equipes em solo tenham mais facilidade para conter o fogo.

Queimadas no Pantanal em 2021 se aproximam de recorde registrado em 2020

Conforme Yule, também foram contabilizados 3.910 focos entre 1° de janeiro deste ano e o mês de agosto. “Se comparar com o ano passado, houve aumento de focos de calor, ainda menor que agosto do ano passado, quando fechou com mais de 2,5 mil focos, só que preocupa, uma vez que o pior mês ainda não chegou. A partir de 2010, o pior mês tem sido (…) setembro”, explicou.

As equipes também atual no combate às chamas em Corumbá, onde houve uma capacitação de 200 marinheiros para ajudar bombeiros e brigadistas caso necessário, como aconteceu em 2020.

“O número é bem maior dos que ajudaram no ano passado. Também temos o combate em Miranda, Aquidauana, áreas de retomadas, terras indígenas da região. A situação tende a normalizar com uma entrada de frente fria a partir de quinta-feira (26) e até lá continuamos atuando diuturnamente”, ressaltou o coordenador.

Militares ressaltaram que área é de difícil acesso e montaram várias frentes de trabalho — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Militares ressaltaram que área é de difícil acesso e montaram várias frentes de trabalho — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Cinco operações em andamento

Neste domingo (22), o Corpo de Bombeiros informou que há cinco operações de combate a incêndios florestais em andamento no estado, sendo elas no Pantanal (Corumbá e Porto Murtinho) e nos municípios de Bela Vista, Brasilândia e Água Clara.

Ao todo, 135 bombeiros militares estão empenhados na operação Hefesto, usando 44 viaturas e 8 aeronaves. Produtores rurais também ajudam em algumas regiões.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 23 de agosto de 2021 às 18:16:20