https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/08/46060202.jpg

IMPACTANTE

MT perde 530 mil hectares de água em 36 anos, aponta pesquisa

Divulgação

Um estudo do MapBiomas, feito a partir da análise de imagens de satélite geradas entre 1985 e 2020, mostra que Mato Grosso perdeu mais de 530 mil hectares de superfície de água nesse período de 36 anos.

É o segundo estado do país com a maior perda absoluta e proporcional, perdendo apenas para Mato Grosso do Sul.

Segundo o levantamento, em 1985 o estado tinha mais de 1,1 milhão de hectares cobertos por água, em 2020 eram apenas pouco mais de 613 mil hectares. Mais de 530 mil hectares de água foram perdidos no período.

Essa redução se deu basicamente no Pantanal, mas toda a bacia do Paraguai é afetada pela redução da superfície de água.

Em Mato Grosso as cidades que mais se concentram água são: Cáceres, Poconé, Barão de Melgaço, Cocalinho, Querência, Apiacás, Gaúcha do Norte, Vila Bela da Santíssima Trindade, Chapada dos Guimarães e Nova Bandeirantes.

Oito das 12 regiões hidrográficas do país e todos seus biomas secaram entre 1985 e 2020.

A superfície coberta por água do Brasil em 2020 era de 16,6 milhões de hectares, uma área equivalente ao estado do Acre ou quase 4 vezes o estado do Rio de Janeiro.

Desde 1991, quando chegou a 19,7 milhões de hectares, houve uma redução de 15,7% da superfície de água no país. A perda de 3,1 milhões de hectares em 30 anos equivale a mais de uma vez e meia a superfície de água de toda região nordeste em 2020.

A perda da superfície de água natural por causa da água armazenada em estruturas construídas pelo homem tem consequências preocupantes na alteração do regime hídrico, afetando a biodiversidade e a dinâmica dos rios.

O Pantanal é um desses exemplos, com a construção de hidrelétricas nos rios que formam o bioma. Ainda, há dezenas de outras barragens projetadas para esta região, com pouca contribuição para o sistema elétrico e um grande potencial de impactos.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *