https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/05/d9b156918941c26d041d6fd0c91d8b0f.jpg

COMBATE AO CORONA

Imunização precisa ir além da vacinação contra Covid-19

Gustavo Duarte

“Vacinas salvam vidas”. Essa é uma campanha que ganhou as redes sociais e a mídia nos últimos tempos, sobretudo, com o avanço da imunização contra a COVID-19 no Brasil e no mundo. Mas, a frase serve como um lembrete e um alerta para as demais formas de imunização. “A vacina é um avanço científico que há muitos anos vem salvando muitas vidas e aumentando consideravelmente a longevidade da população. Vacinar, não só salva vidas, como permite que as pessoas a viverem melhor e mais saudáveis seguras”, avalia Jerolino Aquino, Sócio Diretor do Laboratório Carlos Chagas.

Com o isolamento social adotado como principal forma de prevenção e combate à pandemia, algumas atividades essenciais como fazer exercício físico, cuidados com a alimentação, consultas médicas e realização de exames periódicos foram deixadas de lado. “O mesmo ocorreu com a rotina de vacinação. As pessoas não tiveram muita motivação para manter esse cuidado”, avalia o bioquímico.

O Ministério da Saúde define anualmente o calendário vacinal que prevê uma rotina com todas as vacinas necessárias para crianças, adultos e idosos, e doenças como sarampo, febre amarela e influenza estão presentes nessas recomendações. Ao acompanhar corretamente o cronograma estabelecido pelo Ministério, além da própria proteção, epidemias podem ser evitadas. “A imunização é um componente chave do serviço essencial de saúde. Quando a população está protegida, podemos evitar um desgaste do setor de saúde, principalmente durante um período que sobrecarrega o serviço de saúde, como uma pandemia” explica Jerolino.

O especialista afirma que a vacina estimula o corpo a produzir anticorpos para se defender contra os microrganismos e que crianças menores de cinco anos, gestantes, idosos e outros grupos de risco devem ter sempre como meta a atualização do cartão de vacinas.

A médio e longo prazo, as consequências para a população podem ser preocupantes. De acordo com Jerolino, ter uma alta taxa de pessoas não vacinadas contra múltiplas doenças, pode ser ainda pior do que a pandemia. “A vacinação deve ser iniciada logo após o nascimento porque é uma das formas mais importantes de prevenção contra doenças causadas por vírus e bactérias. Algumas doenças, para as quais já existem vacinas, podem ser muito graves, com risco de óbito ou sequelas”, explica.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *