https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/08/cc24cd7537e3946c46247c02acb48dd9.jpg

EM MS

Incêndios no Pantanal triplicam e Bombeiros sepultam animais

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Reprodução/A notícia MT

Os incêndios florestais triplicaram nesta semana no Pantanal sul-matogrossense. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no dia 17 de agosto foram registrados 77 focos de fogo no bioma, já na última terça-feira (24) ainda deste mês são 312. Com o aumento dos incêndios, vegetação carbonizada, o número de animais mortos pelas chamas impressionam as equipes de bombeiros.

O comandante da Operação Portal do Pantanal, feita em Porto Murtinho, o epicentro do fogo em MS, o tenente-coronel Fernando Carminati contou que os brigadistas envolvidos no combate ao fogo ficaram sensibilizados com a quantidade de animais encontrados mortos e por sua vez, decidiram realizar um enterro simbólico de um macaco carbonizado.

“Todos os militares ficaram chocados, por mais que estejamos acostumados, imagens como esta sempre nos comovem. Decidimos realizar o enterro do animalzinho na tentativa de demonstrar a importância da fauna e da flora e de conscientizar a população dos perigos do fogo”, lamentou.

Os militares também encontraram tatus e outras espécies características da região carbonizadas. Veja o vídeo do combate aos incêndios e com trecho do enterro simbólico do macaco:

Efetivo reforçado

Perante a situação fora de controle, o Corpo de Bombeiros enviou mais 36 militares parareforçar o efetivo que atua na Operação Hefesto, articulada há 53 dias para combater as chamas na região.

Desse modo, já são 103 homens atuando em três frentes de trabalho em Corumbá, sendo uma na Estrada Carandazal, outra na região do Paraguai Mirim e por fim a que foi deslocada para a rodovia a 50km de Corumbá, onde um novo foco foi identificado.

Cerca de 80% dos 386 focos de incêndio registrados nas últimas 24h em Mato Grosso do Sul são oriundas Pantanal. Somente os municípios de Porto Murtinho e Corumbá concentram 283 focos de incêndio, sendo 176 e 107, respectivamente. Na sequência, aparece Aquidauana, com 29 focos.

Para se ter noção do quanto a situação é desesperadora, há uma semana, MS tinha apenas 97 focos de incêndio ativos, com 47 em Porto Murtinho e 29 em Corumbá.

Segundo a tenente-coronel Tatiane, as condições não estão favoráveis. “A vegetação fica extremamente seca e propensa à propagação de incêndios”, disse.

Até de madrugada

A região murtinhense se tornou o epicentro dos incêndios no Estado nos últimos dias. Na sexta (20) e sábado (21), o município registrou o maior número de focos de calor em 24h do país.

De acordo com os dados do Inpe, Porto Murtinho soma mais de mil focos de incêndio em agosto, sendo que 733 foram registrados nos últimos 4 dias. O tenente-coronel Carminati disse que o combate ao fogo ocorre até de madrugada. “Ontem foi realizado combate com aeronave durante o dia, noite e madrugada. Conseguimos conter o fogo na região norte, que agora está na vigilância”, reforçou.

Com as condições adversas do tempo, outros focos surgem. “Tem fogo muito intenso na Fazenda Tereré. O fogo desceu do morro e desceu para a fazenda”, relata o tenente-coronel sobre a maior preocupação dos militares empenhados na região.

E não para por aí, há ainda, outros focos de calor como na região da Ingazeira, próximo à rodovia MS-280. Assim, Carminati explica que, devido às condições, os bombeiros utilizam o combate indireto. “Apesar de serem muitos focos, é uma região de carandás [espécie de árvore típica da região], então, não é possível o combate direto. Nós atuamos na proteção com aceiros e com uso de aeronaves”, explicou.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 24 de agosto de 2021 às 19:38:27