https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/08/whatsapp-image-2021-08-24-at-18.47.58.jpeg

DECRETOS

Cáceres decreta situação de emergência por causa de incêndios e seca

Reprodução/G1MT

A cidade de Cáceres, a 220 km de Cuiabá, decretou situação de emergência por causa de incêndios e seca no município. De acordo com a prefeita Eliene Liberato (PSB), são dois decretos que passam a valer a partir desta quarta-feira (25).

Um dos decretos é sobre as medidas de proteção às queimadas e outro sobre a crise hídrica enfrentada pelos moradores. O clima seco e o vento têm colaborado para grandes incêndios na região.

“Estamos em alerta e preocupados com o meio ambiente. Vamos fiscalizar o uso da água. Estamos com 12 bairros com problema e sete já estão faltando água. Vamos evitar água para lavar carros ou calçadas”, disse.

Cáceres está sem chuva há mais de 150 dias. O racionamento de água será rigoroso e apena para o consumo necessário. Os moradores poderão ser penalizados.

Cáceres tem 53 bairros. De acordo com a prefeitura, 40% deles não têm asfalto. Para amenizar a poeira, caminhões-pipa molham esses locais.

Ainda, a prefeitura fará uma reunião com técnicos da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) para soluções do problema da falta de água.

Incêndios

Um incêndio de grande proporção atingiu uma ilha, na região da Baía das Pombas, às margens do Rio Paraguai, em Cáceres, na tarde desta terça-feira (24). Duas equipes do Corpo de Bombeiros e moradores da região tentam combater as chamas.

No início da tarde, os bombeiros mandaram um caminhão e quatro militares para controlar o fogo, no entanto, por causa do vendo, as chamas se espalharam para outras áreas rapidamente. No fim da tarde, uma nova equipe foi encaminhada ao local.

Outro incêndio registrado na cidade, desde a última terça-feira (16), atinge a região da fronteira com a Bolívia. A área devastada pertence ao Pantanal mato-grossense.

Duas equipes do Corpo de Bombeiros realizam o combate. Uma aeronave da Defesa Civil também foi enviada a Cáceres para dar apoio.

O incêndio florestal já destruiu mais de 20 mil hectares de vegetação da região.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *