https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/08/01011980-flota-trombetas-1.jpg

RESPONSABILIDADE

Projeto transfere para os municípios as regras sobre APPs

David Alves/Arquivo Agência Pará.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (26) um projeto que transfere para os municípios a competência de decidir as regras sobre as áreas de preservação permanente (APPs).

Atualmente, essas regras são definidas pelo Código Florestal, e o projeto define que as normas a serem definidas pelas prefeituras valerão somente para as APPs em zonas urbanas.

Com a aprovação, o projeto segue para o Senado. Não há data definida para votação.

“As administrações locais já têm a incumbência de regrar a ocupação do solo urbano, e as proposições apenas transferem aos municípios e ao Distrito Federal a possibilidade de adotar delimitações próprias para as áreas”, afirmou o relator do projeto, deputado Darci de Matos (PSD-SC).

Pelo Código Florestal, beiras de rios, topos de morros e encostas não podem ser desmatados numa faixa de 30 metros, estejam em área urbana ou rural.

Consultas

Conforme a Câmara, o projeto define que, para elaborar as legislações municipais, as prefeituras deverão ouvir os conselhos estaduais, municipais ou distrital de meio ambiente.

“As normas deverão ainda observar as diretrizes do plano de recursos hídricos, do plano de bacia, do plano de drenagem ou do plano de saneamento básico, se houver”, informou a Agência Câmara.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 26 de agosto de 2021 às 19:51:08
  • 26 de agosto de 2021 às 19:48:08