https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/08/WhatsApp-Image-2021-08-26-at-11.07.19.jpeg

REUNIÃO COM MINISTRO

Fávaro defende novo campus da UFMT em Lucas do Rio Verde

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

O senador Carlos Fávaro (PSD-MT) apresentou uma indicação para que o Ministério da Educação crie, na cidade de Lucas do Rio Verde, um campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A solicitação foi protocolada diretamente ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, em audiência nesta quarta-feira (25). Na ocasião, também foram debatidos outros dois projetos do senador, que criam novas universidades no Nortão, em Sinop, e na região do Araguaia, em Barra do Garças.

Ao solicitar a criação do campus de Lucas do Rio Verde, Fávaro destacou que a cidade, mesmo sendo uma das desenvolvidas do Centro-Oeste, não possui nenhuma universidade pública, o que afeta e muito os estudantes. “Temos uma demanda de mais de 10 mil jovens que saem do ensino médio em escolas públicas e não conseguem ingressar no ensino superior sem que tenham que deixar o município para outras regiões. Isso precisa mudar”.

Fávaro ressaltou ao ministro que desde 2017, na gestão do ex-prefeito Luiz Binotti (PSD), a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e a UFMT trabalham para a implantação do campus. “O município já tem separado um terreno de cerca de 10 hectares, em área urbana, para a construção de um dos prédios. A iniciativa privada também já se dispôs a fazer o segundo prédio. Então, precisamos agora do Poder Público no sentido de empregar os recursos humanos para que o campus avance”.

Além do novo campus de Lucas do Rio Verde, Fávaro também debateu com ministro a possibilidade de criação de duas novas universidades federais, autônomas, a Universidade Federal do Norte de Mato Grosso (UFNMT), em Sinop, e a Universidade do Araguaia (UFAR), em Barra do Garças. “Precisamos muito descentralizar a educação superior em Mato Grosso. Temos um estado com grandes dimensões e é fundamental que as regiões possuam autonomia para criarem cursos que atendam as vocações de cada uma delas”.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *