https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/08/fgts-1.jpg

CONFIRA

Saiba como antecipar três anos de saque do FGTS

Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal disponibilizou mais uma modalidade de empréstimos aos trabalhadores que estão à procura de uma reserva extra de dinheiro. Através dessa opção, é possível antecipar três anos de saque do FGTS (Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço).

Mas você deve estar se perguntando como isso é possível, já que o dinheiro somente é liberado em algumas situações que estão previstas em lei. Então, saiba que esse é um benefício assegurado aqueles que fizeram a adesão à modalidade saque-aniversário, então, veja a seguir como antecipar três anos de saque do FGTS.

Como antecipar três anos de saque do FGTS?

Para fazer a antecipação, é necessário estar com o CPF em situação regular na Receita Federal e adimplente com a Caixa Econômica Federal ou utilizar recurso do crédito para quitação da dívida. Como vimos, outro critério é fazer a adesão do saque-aniversário.

Então, quem atende à esses requisitos pode fazer a solicitação do empréstimo é feita de forma bem simples, sem a necessidade de ir até uma agência da Caixa. Para isso, basta acessar o aplicativo FGTS ou o site da Caixa Econômica Federal com seus dados pessoais.

Na plataforma, consulte o saldo disponíveis e faça uma simulação para saber como ficará a antecipação do crédito, se você concordar com a proposta do empréstimo, registre sua assinatura eletrônica e confirme a transação.

A antecipação do saque do FGTS pode ser solicitado até mesmo por aqueles que possuem score de crédito baixo. Por sua vez, os cidadãos que estão com o nome sujo e tiverem interesse em antecipar três anos de saque do FGTS, devem fazer o mesmo procedimento e aguardar a resposta da instituição financeira. Neste caso, não é feita nenhuma consulta de SPC ou Serasa.

Como funciona o saque-aniversário?

Antes de falarmos sobre como antecipar três anos de saque do FGTS, é necessário entender as condições do saque-aniversário. Através dessa modalidade, os trabalhadores podem fazer retiradas anuais de uma parte do seu FGTS. O dinheiro é liberado no mês de aniversário do cidadão.

Para isso, é necessário informar a Caixa o interesse em fazer a adesão nesta modalidade de saque. Aqueles que manifestarem essa vontade dentro do seu mês de aniversário, ainda é possível fazer o saque da quantia neste ano. Caso ultrapasse esse prazo, o dinheiro será liberado apenas em 2022.

É importante ressaltar que, ao fazer a opção pelo saque-aniversário, o trabalhador perde o direito de receber o valor total do fundo caso aconteça a demissão sem justa causa. No entanto, está mantido o direito de receber a multa de 40% sobre o saldo de FGTS.

Calendário do saque-aniversário

Este ano já foram liberados as quantias do saque-aniversário para os trabalhadores que fazem aniversário entre os meses de janeiro à julho. Agora, é a vez daqueles que fazem aniversário em agosto. Desta forma, ainda serão liberadas cinco rodadas de saque em 2021, nas seguintes datas:

  • nascidos em agosto: podem sacar entre os dias 2 de agosto à 29 de outubro;
  • nascidos em setembro: podem sacar entre os dias 1º de setembro à 30 de novembro;
  • nascidos em outubro: podem sacar entre os dias 1º de outubro à 31 de dezembro;
  • nascidos em novembro: podem sacar entre os dias 1º de novembro à 31 de janeiro de 2022;
  • nascidos em dezembro: podem sacar entre os dias 1º de dezembro à 28 de fevereiro de 2022;

Quais são as condições da antecipação do FGTS?

Para aqueles que estão se perguntando como antecipar três anos de saque do FGTS, saiba que isso é possível através do empréstimo disponibilizado pela Caixa Econômica Federal. Como se trata de um crédito que possui como garantia os valores do FGTS, a Caixa oferece boas taxas de juros, sendo consideradas mais baixas do mercado para o crédito pessoal.

Mas antes de aderir, é preciso estar atento às condições dessa modalidade de empréstimo, visto que a taxa de juros é de 0,99% ao mês e o acumulado de juros por ano é de 12,54%. Assim, o valor de cada saque a ser antecipado deve ser igual ou maior que R$300,00.

O valor total mínimo que o trabalhador pode pegar de empréstimo é de R$ 2.000,00. Além disso, a data do crédito do último saque a ser antecipado não pode ultrapassar o limite de 999 dias, a contar da contratação do empréstimo.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *