https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/08/4ae5211e-b28d-4ff4-9bc3-8a2f9c5ebae6-1.jpg

ESTIAGEM

Seca atinge um dos principais rios do Pantanal

Reprodução

Poconé, entrada do Pantanal mato-grossense, sofre com o período de estiagem. O Rio Bento Gomes, um dos maiores da região, está praticamente seco, o que causa preocupação em moradores, que já sofrem com a falta de água.

Conforme a secretária de Meio Ambiente de Poconé, Danielle Assis Carvalho, a ausência de chuva tem causado prejuízos.

“Nosso município vem sofrendo com a estiagem severa, não somente o Bento Gomes, mas o município em geral. Não tivemos um período chuvoso com chuvas suficientes para restabelecer os níveis normais dos corpos d’água e o Bento Gomes, como os demais, está passando por situação de seca”.

Ela destaca ainda que uma audiência pública foi realizada para que a concessionária apresentasse um plano para o período de estiagem, que deve continuar até meados de setembro.

“Considerando que este era uma das fontes de captação de água para a zona urbana do município, há aproximadamente 3 meses foi realizada uma audiência pública com a concessionária de água para que esta apresentasse o planejamento deles para este período”, disse.

Como solução paliativa, a concessionária disse que vai fazer a perfuração de poços para auxiliar no abastecimento da área urbana e uma nova captação que seria numa cava.

“Sabemos que precisamos não somente de uma solução paliativa. Em busca de soluções definitivas para o município, buscamos uma agência reguladora para avaliar. Esta encontra-se em fase de contratação para que avalie o cenário atual, apresente um diagnóstico e posteriormente uma solução para a questão do abastecimento de água no município”, destacou a secretária.

Ela não descarta decretar situação de emergência em Poconé devido à seca.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *