https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/08/WhatsApp-Image-2021-08-30-at-14.29.53.jpeg

NOVOS EDITAIS

Claudinei obtém esclarecimentos dos concursos da segurança

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

O prazo prorrogado do concurso público da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), realizado em 2017, foi uma das informações confirmadas pelo secretário de Estado de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag), Basílio Bezerra, na quarta-feira (18), ao deputado estadual Delegado Claudinei (PSL).

Eles também discutiram outras demandas da segurança pública de Mato Grosso relacionados aos outros concursos públicos vigentes e os que serão lançados pela gestão estadual, neste segundo semestre do ano.

Basílio explicou que estará em tramitação até março de 2023, o concurso do Sistema Penitenciário de 2018, aos cargos de policiais penais e para os profissionais de nível superior de 2016, que venceu em fevereiro deste ano, foi estendido para mais um ano de vigência. “A demanda para nomeação dos concursos públicos está em andamento. O pessoal está fazendo uma análise para nos atualizar. Ainda não há um quantitativo definido. Tem uma análise muito próxima da realidade e da necessidade”, explica.

Em relação ao Sistema Socioeducativo, o concurso público se mantém vigente até março de 2022, não tendo no momento a previsão de novas convocações. No entanto, no mês de fevereiro desse ano, foram convocados mais de 150 aprovados que assumiram os cargos de agentes de segurança socioeducativo e assistentes, sendo distribuídos nas unidades de Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis e Sinop.

A nomeação dos delegados de polícia do concurso público de 2018, Basílio havia adiantado que haveria a convocação. Tanto que na última semana, o governador Mauro Mendes, junto ao secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho, anunciaram o chamamento de 30 delegados da Polícia Civil Judiciária de Mato Grosso (PJC), a partir dessa segunda-feira (30).

“Infelizmente, não foi o número que a gente esperava. Nós vamos ter aproximadamente 115 ou 120 delegados aguardando em cadastro de reserva e esperarmos que o governador nomeia o restante, antes de encerrar o prazo do concurso”, posicionou Claudinei.

Novos editais

O parlamentar questionou sobre o andamento para o lançamento dos novos editais para os concursos públicos da Polícia Militar (PM), PJC, Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Politec de Mato Grosso. De acordo com Bezerra, já foi formada as comissões para a elaboração dos editais com subcomissões das forças de segurança. “Os editais já começaram a ser trabalhados. Essa comissão vai validá-los em um prazo de dois meses. O que temos é um estudo, as comissões formadas, vai ter os concursos públicos da segurança pública, o quantitativo não sabemos, depende muito dos levantamentos que estão sendo feitos”, detalha o secretário.

Algumas informações adiantadas por parte do Basílio, só serão confirmadas após a finalização dos estudos que estão sendo feitos para definir os cargos e quantitativo de profissionais necessários, com base na análise das vacâncias e aposentadorias previstas nas instituições. Uma delas são os cargos para soldados e CFO (Curso de Formação de Oficiais), renovação do quadro com profissionais da área da saúde da PM que estão em análise, como, também, vagas para médicos legistas e peritos criminais na Politec. “A gente tem que fazer as coisas com planejamento para definir a quantidade de vagas para os concursos”, diz.

Na reunião também estiveram presentes, a superintendente interina da Seplag, Cristiane Santos do Nascimento, a secretária Adjunta de Gestão de Pessoas, Lidiane Patrícia Ferreira, e a coordenadora de Aplicação, Ana Paula Rodrigues.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 31 de agosto de 2021 às 11:05:41
  • 30 de agosto de 2021 às 18:39:51