https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/07/WhatsApp-Image-2020-07-20-at-17.04.18.jpeg

TAXA DE OCUPAÇÃO

Gilberto explica por que vai desativar leitos de UTIs-Covid em MT

DA REDAÇÃO / LEONARDO MAURO - DO LOCAL / LUIZA VIEIRA
[email protected]

Christiano Antonucci

O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, disse na manhã desta quarta-feira (01), que o Governo do Estado vai desativar leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados para a Covid-19, pelo fato da baixa ocupação e elevados custos de manutenção desses leitos.

“Nós vamos desativar, deixar de ter esse custo para poder reativar leitos, ampliar leitos de UTI em outras especialidades e aí já não é mais um leito de UTI-Covid”, disse o secretário.

No boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta terça-feira (31), que a taxa de ocupação está em 47,69% para UTIs adulto e em 25% para enfermarias adultos. Entre casos confirmados, suspeitos e descartados, 248 internações em UTIs públicas e 162 em enfermarias públicas.

“À luz da queda da taxa de ocupação, isso ocorre aqui em Mato Grosso e ocorre no Brasil hoje, que é a desmobilização de leitos de UTI, que tem um custo altíssimo, é um leito cativo que é pago independente de ter um paciente deitado na cama”, continuou Gilberto.

Outra explicação que o secretário deu na coletiva, foi o alto custo para manter funcionando estes leitos. “Nós estamos remunerando um prestador de serviço por um valor substancial, a um desembolso financeiro do Governo Federal e do Governo do Estado nisso, mas, no mesmo momento que nós não estamos necessitando de todos os leitos que foram criados, nos temos hoje mais de 270 leitos vazios de UTI-Covid”, finalizou.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 1 de setembro de 2021 às 20:17:09
  • 1 de setembro de 2021 às 18:59:45