https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/09/marcos-faleiros.jpeg

POLARIZAÇÃO

Justiça Militar pede para que MP investigue sobrevoo de helicóptero da PM em escola particular

DA REDAÇÃO/MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Divulgação/Alair Ribeiro/TRE-MT

O juiz da 11ª Vara Especializada de Justiça Militar, Marcos Faleiros, pediu na tarde desta quinta-feira (2), para que o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) investigue a utilização de uma aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), durante sobrevoo a Escola Notre Dame de Lourdes, em Cuiabá, na manhã desta quinta-feira (2).

O sobrevoo ocorreu dias após uma professora da escolar ser afastada, por realizar comentários contra o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e ser suspensa de suas atividades por três dias.

Entretanto, a escola informou que a ação já estava programada e que faz parte da Semana da Pátria.

LEIA: Águia do Ciopaer sobrevoa Notre Dame com bandeira do Brasil; assista

Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública (SESP-MT) reiterou que o “desfile” não teve conotação política, mas que faz parte de uma ação referente a “Semana da Pátria”.

“Na manhã desta quinta-feira (02.09), como parte das atividades da Semana da Pátria realizada pelo Colégio Notre Dame anualmente, o Ciopaer realizou um sobrevoo no local, a pedido da própria instituição educacional, conforme ofício em anexo”, diz trecho da nota.

LEIA: Ciopaer nega manifestação política e diz que “foi pedido da escola”

ATOS PRÓ-BOLSONARO

Na última semana, o juiz Marcos Faleiros encaminhou uma orientação à Polícia Militar de que não admitirá quebra de hierarquia de policiais militares de Mato Grosso durante as manifestações pró-Bolsonaro no dia 7 de setembro. De acordo com o magistrado, o PM que desobedecer a ordem terá “consequências graves”.

“Qualquer quebra da hierarquia ou comportamento subversivo às instituições democráticas, haverá consequências graves e imediatas”, diz trecho da nota.

No documento, o juiz esclarece que os militares, tanto da Polícia Militar quanto do Corpo de Bombeiros Militar, não são subordinados ao presidente da República, mas sim ao governador Mauro Mendes (DEM).

Veja nota da Sesp-MT

“A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), da qual o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) é vinculado, vem a público esclarecer que:

-Na manhã desta quinta-feira (02.09), como parte das atividades da Semana da Pátria realizada pelo Colégio Notre Dame anualmente, o Ciopaer realizou um sobrevoo no local, a pedido da própria instituição educacional, conforme ofício em anexo;

-Na ocasião, a bandeira do Brasil foi mostrada aos alunos sem nenhuma conotação política, mas no intuito de demonstrar o patriotismo nesta que é uma data importante para o país;

-Vale destacar que o Ciopaer realiza diversas atividades sociais e educacionais, visitando entidades sociais, escolas tanto públicas quanto particulares, com o objetivo de aproximar as forças de segurança e a população;

-Além do sobrevoo, membros do Ciopaer também estiveram no colégio nesta quarta-feira (01.09), proferindo palestra e orientações aos alunos sobre o tema “segurança pública”, sendo um convite feito pela própria instituição.

Por fim, a Sesp-MT destaca que não coaduna com posicionamentos políticos no âmbito do serviço público e que qualquer excesso cometido pelos servidores da Pasta neste sentido será motivo de medidas administrativas”.

 

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 2 de setembro de 2021 às 19:50:57
  • 2 de setembro de 2021 às 19:48:23