https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/09/479b264562a862b575ae35cd03f9eafc.jpg

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Vuolo: “Emanuel quer a chegada da ferrovia, trabalha pelo bem comum e a população em 1º lugar”

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Luiz Alves

Representando o prefeito Emanuel Pinheiro durante evento de abertura de propostas para implantação da extensão da ferrovia Senador Vuolo de Rondonópolis até Cuiabá e Lucas do Rio Verde, nesta sexta-feira (3), o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e também presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo reforçou o posicionamento de integração entre prefeitura e município, visando o desenvolvimento da cidade e a melhoria na qualidade de vida dos habitantes de Cuiabá e da Baixada.

“O prefeito Emanuel Pinheiro quer a chegada da ferrovia, trabalha pelo bem comum e coloca sempre a população em primeiro lugar. A ferrovia transcende qualquer questão política, é uma luta de muitos anos, de muitos prefeitos e governadores e agora estamos vivendo um momento ímpar, tanto é que estivemos no lançamento do edital, participamos hoje aqui, tudo com a anuência do prefeito, justamente para poder nos aproximar das ações de integração, em razão do que a ferrovia representa para Cuiabá e os treze municípios da Baixada. Então, quando se trata de ferrovia, falamos de desenvolvimento e sobretudo porque mais importante do que transportar cargas é transportar a condição de que as pessoas sejam as maiores beneficiadas. A Prefeitura está envolta neste processo e tenho certeza que encontraremos todos os caminhos abertos, junto ao Governo Estadual para traçar políticas de incentivo fiscal e incremento que garantirão a essa região a inserção no novo ciclo de desenvolvimento econômico”, disse o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

A união dos prefeitos do médio norte de Mato Grosso é decisiva para integrar o crescimento proporcionado com a extensão dos trilhos como região, de forma coletiva, criando um corredor de desenvolvimento ao longo do traçado da ferrovia Senador Vicente Vuolo.

“Cuiabá e região do Vale do Rio Cuiabá só tem a ganhar com a chegada do terminal ferroviário. É uma luta antiga, que começou com o sonho do grande senador Vuolo e continuou com o empenho de seu filho, hoje secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo e vai seguir até a concretização do terminal em Cuiabá e nas cidades do médio norte. É com empenho e pensando na melhoria de vida da minha gente que planejo a cidade para receber o desenvolvimento que a ferrovia vai trazer, com apoio da minha equipe vamos levar Cuiabá para um futuro de sucesso que nossa gente merece”, disse o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro.

A extensão dos trilhos da ferrovia Senador Vuolo será executada via Lei Complementar 685/2021, aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que regulamenta o Subsistema Ferroviário de Mato Grosso, regulamentada por Decreto Estadual 881/2021.

De acordo com edital publicado pelo Executivo Estadual, a previsão é que a obra seja iniciada em até seis meses após a emissão da licença ambiental de instalação e que o Terminal de Cuiabá seja concluído até o 2º semestre de 2025.

Na tarde desta sexta-feira (03), abriu o envelope com a proposta da empresa Rumo Logística, única a enviar proposta de investimento na extensão dos trilhos da ferrovia Senador Vuolo, de acordo com diretrizes do edital. A Comissão vai analisar os documentos para divulgação de resultado final em até 15 dias, de acordo com previsão e após isso, realizar homologação e só então expedir autorização e formalização de contrato de adesão.

“O plano da companhia é, à medida que se vai construindo, se coloca outros terminais que já iniciam a operação, de maneira que você não precise esperar cinco anos e ter toda a infraestrutura construída para iniciar a operação. Então, constrói 150km e coloca um terminal já para captar carga e levar desenvolvimento para a região, constrói mais 200 km e colocam ais um terminal e assim por diante. O município exato nós não temos definido, ferrovia é importante observar que ela precisa de condições de terrenos com determinadas características, mas temos considerado terminais na região de Primavera do Leste, Santa Rita ou Nova Brasilândia, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e claro Cuiabá”, disse o diretor de Regulatório da Rumo Logística, Guilherme Penin.

De acordo com informações da Rumo Logística, empresa que opera a ferrovia Senador Vuolo, o terminal de Rondonópolis, por dia, carrega cerca de 800 vagões de grãos e farelos e já trabalha com mais de 70 clientes, transportando grãos, farelos, biocombustível, eletrodomésticos da linha branca, pisos de cerâmica, congelados, bebidas e mais recentemente foi realizado com sucesso teste para transporte de ovos.

ATO DE APOIO

Como presidente eleito do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá, o prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro, participou no último dia 20 de julho da assinatura do manifesto de apoio a Lei Estadual 685/2021. A legislação trata da expansão do sistema ferroviário no estado de Mato Grosso.

Encabeçado pelo Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, que tem como presidente o secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, o manifesto tem como objetivo fortalecer a luta pela implantação a infraestrutura ferroviária na Capital.

O documento foi entregue em mãos por Francisco Vuolo ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas no último dia 20 de agosto, durante visita a Cuiabá para evento de conclusão da duplicação da BR-163/364.

São também signatários do manifesto os senadores por Mato Grosso, Jayme Campos e Carlos Fávaro, o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi, o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Juca do Guaraná Filho, A Associação de Empresários do Distrito Industrial de Cuiabá (AEDIC), a Câmara de Dirigentes Logistas de Cuiabá (CDL), a Federação Mato-grossense de Associações de Presidentes de Bairros (FEMAB), o prefeito de Acorizal, Benancy Lemes, o prefeito de Rosário Oeste, Alex Berto, a prefeita de Barão de Melgaço, Margareth Gonçalves da Silva, o prefeito de Nova Mutum, Leandro Fêlix Pereira, o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 6 de setembro de 2021 às 13:10:11