https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/09/AGE20210905053.jpg

CORONAVÍRUS

Após interrupção da Anvisa, jogo entre Brasil e Argentina é suspenso

Alex Silva/ Estadão Conteúdo

Agentes da Polícia Federal interromperam, a pedido a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a partida entre Brasil e Argentina, válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Isso porque quatro jogadores argentinos furaram a quarentena imposta pelo governo brasileiro por causa da pandemia da Covid-19. A partida foi oficialmente suspensa posteriormente.

Em nota, a Conmebol confirmou a suspensão do jogo: “Por decisão do árbitro da partida, a partida organizada pela Fifa entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo está suspensa. O árbitro e o comissário de jogo enviarão um relatório ao Comitê Disciplinar da Fifa, que determinará as etapas a serem seguidas”.

“Esses procedimentos obedecem estritamente aos regulamentos atuais. As eliminatórias da Copa do Mundo são uma competição da Fifa. Todas as decisões relativas à sua organização e desenvolvimento são da competência exclusiva daquela instituição”, completa o comunicado.

A CBF também se manifestou, criticando a decisão da Anvisa de interferir na partida apenas depois do início do jogo.

Os atletas Emiliano Martinez, Emiliano Buendia, Giovani Lo Celso e Cristian Romero entraram de forma irregular no país ao negar que estiveram anteriormente no Reino Unido, o que exigiria que fossem submetidos a quarentena. Três deles entraram em campo como titulares.

Apesar de a Anvisa ter notificado a Associação Argentina de Futebol (AFA) de que os atletas não poderiam deixar o hotel em que a delegação argentina estava concentrada, todos foram para a Arena Corinthians, em São Paulo.

O Brasil lidera a competição de forma isolada com 21 pontos.

Em entrevista para a CNN, na tarde deste domingo (5), o diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, afirmou que a permanência de quatro jogadores argentinos no Brasil representa um descumprimento das regras sanitárias do Brasil e eles correm o risco de serem deportados.

“Fica configurada uma infração sanitária que gera a quarentena imediata e deportação imediata. Não é possível entender que esses jogadores participem de outra coisa a não ser isto que acabei de dizer. Portanto, pedimos o apoio da Polícia Federal. Nossos agentes da Anvisa e da Polícia Federal encontram-se no estádio do Itaquera em São Paulo para dar cumprimento à lei”, disse Torres.

A informação sobre a irritação da Anvisa havia sido antecipada pela analista de política da CNN Basília Rodrigues.

Assista abaixo à íntegra da entrevista do diretor-presidente da Anvisa à CNN:

Mais cedo, a Anvisa divulgou uma nota esclarecendo a situação dos jogadores argentinos.

“Eles descumpriram regra para entrada de viajantes em solo brasileiro, prevista na Portaria Interministerial nº 655, de 2021, a qual prevê que viajantes estrangeiros que tenham passagem, nos últimos 14 dias, pelo Reino Unido, África do Sul, Irlanda do Norte e Índia, estão impedidos de ingressar no Brasil”, informou a agência. A portaria é assinada pelos ministérios da Justiça, Saúde e Casa Civil.

Em declaração divulgada pelas redes sociais da AFA, o técnico da Argentina, Lionel Scaloni, afirmou que “em nenhum momento foram notificados” de que os jogadores que furaram a quarentena não poderiam jogar neste domingo.

Polêmica por quarentena

A atual data Fifa das Eliminatórias Sul-Americanas está cercada pela polêmica envolvendo a quarentena envolvendo os jogadores com passagem pela Inglaterra. Os clubes da Premier League se recusaram a liberar seus jogadores para as convocações para os países que estão na lista vermelha do Reino Unido. A decisão foi tomada para evitar que os atletas desfalcassem os clubes ainda mais por causa do período de quarentena que teriam que enfrentar ao retornar no país.

A decisão afetou profundamente a convocação do Brasil. Tite não pode contar com nove jogadores por causa do impasse. Por sua vez, a Argentina fez um acordo com os clubes ingleses para poder contar com os seus jogadores que atuam no Campeonato Inglês, exatamente os quatro notificados pela Anvisa.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *