https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/09/WhatsApp-Image-2021-09-15-at-17.51.49.jpeg

INCLUSÃO

TV Assembleia MT inicia transmissão em Libras: Russi avalia como grande conquista

reprodução

A sessão ordinária desta quarta-feira (15), foi realizada com uma novidade: de agora em diante, a Assembleia Legislativa passa a ter nas reuniões em plenário para debate e votação de projetos transmitidos pela TV Assembleia e redes sociais a tradução simultânea de três intérpretes da Língua Brasileira De Sinais (LIBRAS).

O presidente do Parlamento, deputado Max Russi (PSB), que inclusive é autor do Projeto de Lei nº 40/2021, que está tramitando na Casa e propõe a regulamentação desta profissão, disse que a contratação dos profissionais é uma grande conquista para o Poder Legislativo, considerada como uma medida de inclusão que vai aproximar ainda mais os mato-grossenses dos serviços legislativos.

“Um ganho para a população, para a TV e para a Casa como um todo. A Assembleia que defende tanto a inclusão social não ter um intérprete de língua era inadmissível. Agora vamos tê-los durante as sessões, audiências públicas e nas ações em geral. Um acompanhamento que sem sombra de dúvidas, consegue levar a informação para todos, no momento em que os eventos estão acontecendo”, considerou.

Dados da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) mostram que Mato Grosso possui 4.391 pessoas que não conseguem ouvir 100% e outras 127 mil com algum nível de deficiência auditiva. “A comunicação por sinais é muito importante para essa parcela de cidadãos. A inclusão é sinônimo de respeito com as minorias. Os intérpretes nas sessões vão sinalizar para a população todas as relações e interações que vão acontecer”, complementou Max Russi.

Para possibilitar a novidade, foi necessário que a TV Assembleia fizesse adequações técnicas, como a compra câmaras de filmagens.

Dia Nacional do Surdo: falta de acessibilidade ainda é desafio

No 26 de setembro, ou seja, daqui há 11 dias, é comemorado o Dia Nacional do Surdo. Mais do que dar visibilidade para pessoas com deficiência auditiva e celebrar as suas conquistas, a data deve também conscientizar e alertar para a falta de acessibilidade que, muitas vezes, ainda afeta essas pessoas. Segundo dados do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 2,1 milhões de brasileiros são deficientes auditivos, parcial ou totalmente.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *