https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/09/thumbs3-1.jpg

CÂMARA MUNICIPAL

Reunião discute Plano de Desenvolvimento Urbano de Cuiabá

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Walfredo Rafael/Secom Câmara

A Câmara Municipal de Cuiabá discutiu, na quarta-feira (15.09), a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) durante uma reunião no Plenário da Casa. Solicitado pela vereadora Maria Avalone (PSDB), o encontro contou com a presença de representantes do executivo, parlamentares e sociedade.
O PDDU é o instrumento que determina todas as diretrizes veiculadas ao desenvolvimento em longo prazo do município, explicou o diretor técnico do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Sustentável (IPDU), Lauro Boa Sorte.
“O Plano Diretor trata de assuntos diversos, desde infraestrutura até qualidade de vida, área de habitação e mobilidade. O plano é uma lei bastante robusta e toda essa estrutura que traz em seu conteúdo não é para dois ou três anos, por isso é revisado no mínimo a cada dez anos”, esclareceu.
Segundo a vereadora Maria Avalone, a análise do documento é importante para que “a cidade cresça saudável, sustentável, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos cidadãos”.
Também participaram da reunião os arquitetos da empresa Tese Tecnologia Arquitetura e Cultura, Renata Akiyama e Wilson Fernando Andrade, que fizeram uma breve apresentação sobre o plano.
“O Plano Diretor irá traçar algumas alternativas de reforço institucional, de relacionamentos, de princípios e processos, mas o que precisa mesmo é fazer cumprir, a população acompanhar e cobrar para ver o que de fato está sendo cumprido dessa lei que organiza o crescimento da cidade”, comentou Renata.
De acordo com a prefeitura, o processo de revisão do plano foi dividido em três etapas: a primeira de diagnóstico para conhecimento e reconhecimento, a segunda de prognóstico para propostas e construção de projetos e objetivos e, por fim, a legalização dos objetivos com a elaboração de uma minuta de lei.
Cuiabá já iniciou a segunda etapa do processo, com a realização de audiências públicas, que debateram assuntos como meio ambiente, desburocratização dos processos administrativos, construção de calçadas, dentre outros.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 18 de setembro de 2021 às 12:37:38
  • 18 de setembro de 2021 às 12:30:55