https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/09/WhatsApp-Image-2021-09-23-at-08.50.00.jpeg

PROTEÇÃO FACIAL

Aparelho auditivo com “modo máscara” é alternativa que possibilita a comunicação

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

A obrigatoriedade do uso da máscara é fundamental para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Mas o acessório possui uma desvantagem em relação a um grupo específico: atrapalha a comunicação de pessoas com deficiência auditiva pela falta do apoio visual que proporciona a leitura labial.

Pensando em minimizar esse problema, a fonoaudióloga Samia Ribeiro, da Audax Aparelhos Auditivos, trabalha com um aparelho tecnológico com a função “modo máscara”, que integrado ao aplicativo de celular, pode ser alternativa aos pacientes lidarem com a nova realidade.

Segundo Samia, essa dificuldade para se comunicar também influencia na maneira que o paciente entende o mundo à sua volta. “Existe a possibilidade de utilizar máscaras com a frente transparente, mas que ainda não tem uma aceitação por parte de toda a comunidade e o aparelho surge como opção”.

“O aplicativo “modo máscara” existe para facilitar a compreensão do paciente que é usuário de aparelho auditivo, porque a máscara abafa o som, muda a entonação e a muda articulação também ocasionando mais dificuldade para o paciente escutar. O modo máscara vai facilitar a compreensão dele para ouvir melhor e entender a fala”, esclarece Samia.

“O modo máscara reconhece o tom e o volume da fala e transmite para o aparelho na medida correta para melhorar o entendimento da fala, pela tecnologia de inteligência artificial presente no dispositivo. Então na hora que ele ativa, o aparelho sabe o volume que vai colocar para o paciente escutar”, completa a fonoaudióloga Samia Helena.

Utilizando o novo modelo, Cerly Cardoso, 63, que atua como auxiliar administrativo, relata que faz uso do acessório há mais de 20 anos e que a nova alternativa de acionar no aparelho o modo máscara trouxe mais segurança e tranquilidade em meio a pandemia.

“Uso o aparelho há bastante tempo, mas com esse modelo novo estou há pouco tempo, mas é muito bom, principalmente pelas características diferenciadas. O modo máscara, em especial, melhorou em 100% a forma como nós falamos, escutamos e nos relacionamos. Ele nos ajuda nesse sentido, a máscara é um item necessário, mas atrapalhou um pouco em outros aspectos e esse aparelho resolveu esse problema. Podemos fazer o controle pelo celular, e ele tem funções que ajudam em outros pontos também, para nós que temos uma idade mais avançada auxilia muito”, esclareceu Cerly.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *